in ,

Caldeirada de Cabrito. Uma alternativa para a Páscoa

Ingredientes

3 Kg Cabrito
400 g Bacon defumado
2 Pimentos Vermelhos
3 Pimentos verdes
1 Pimento amarelo
4 Cebolas grandes
2 Kg Batatas
400 g Tomates maduros
q.b. vinho branco (até cobrir a marinada do cabrito)
6 Dentes Alhos picados
q.b. Sal / Pimenta / Piri-piri / Louro / Salsa
40 cl Whisky
2 Limões grandes
1 cubo Caldo de Carne

Instruções para cozinhares

Corta-se o cabrito em pedaços e coloca-se num recipiente com o vinho branco, sal, pimenta, os limões espremidos e cortado às rodelas, louro, alhos picados, Piri-piri, Whisky e aguardente e fica assim de um dia para o outro a marinar.

No dia seguinte pega-se num tacho grande e vai-se colocando os ingredientes por camadas alternadas, sendo cebola cortada às rodelas, tomate maduro cortado aos pedaços, cenoura às rodelas, pimento vermelho cortado às tiras, pimento verde cortado às tiras, pimento amarelo cortado às tiras, salsa, louro, bacon cortado às tiras, e os bocados do cabrito e por cima as batatas cortadas aos bocados.

Repete-se, colocando de novo outra camada de cebolas cortadas às rodelas, o tomate, as cenouras, os pimentos, a salsa, o bacon e depois outra camada de cabrito e batatas.

Repete-se esta operação até terminar o cabrito, mas sendo que a última camada deverá ser de batatas, cebolas, cenouras, pimentos, salsa e tomate e o piri-piri.

Regar com a totalidade a marinada em que teve a temperar o cabrito desde a véspera. Coloca-se ao lume, sempre depois de retocar o sal e temperos. A caldeirada está pronta quando se picar com um garfo as batatas e estas tiverem cozidas.

Fonte: Aureliana

Baba de Camelo com Amêndoa

Broas de mel da Páscoa – Receita da avó Isabel