in

Lasanha de batata à bolonhesa

Ingredientes para 6 pessoas:
– 1 kg de batatas para cozer
– azeite q.b.
– 1 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 500g de carne picada (porco e vaca)
– folhas frescas de manjericão picado q.b.
– sal grosso q.b.
– pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
– 2 pacotes de polpa de tomate (210g cada)
– 1 colher rasa de chá de açúcar refinado
– 1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
– 1 embalagem de Mozzarella Maxi Galbani cortada às rodelas
– pão ralado q.b.

Preparação:

Cozer as batatas com casca em água temperada de sal, até ficarem tenras mas ainda firmes. Escorrer, deixar arrefecer, pelar, cortar às rodelas e reservar.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, juntar a cebola, o alho e deixar refogar uns minutos. Juntar a carne e ir mexendo para separá-la. Quando a carne estiver praticamente cozinhada, adicionar a polpa de tomate, parte do manjericão, reservando algum para decorar no final. Temperar de sal e pimenta. Deixar a apurar mais uns minutos para cozinhar o tomate. Juntar o açúcar, o vinagre e reservar.

Untar um tabuleiro de ir ao forno com um fio de azeite. Colocar uma camada de batata, por cima uma carne à bolonhesa, a seguir rodelas de mozzarella e voltar a repetir, terminando a última camada com batata regada com um pequeno fio de azeite.

Polvilhar com pão ralado e levar ao forno pré-aquecido nos 180º, aproximadamente 30 a 35 minutos, para aquecer e dourar. Servir quente polvilhado com manjericão e acompanhar com uma salada de folhas verdes. Bom apetite!

Fonte: O Meu Tempero

Lombinho de porco em massa folhada 

Robalos á espanhola