in

Pizza Caseira de fermentação natural

A fermentação natural com levain, também conhecida como fermentação natural com massa mãe, é um método antigo de fazer pães que utiliza um fermento natural vivo, chamado levain ou massa madre. Esse processo de fermentação difere do uso de fermento comercial, pois envolve o cultivo de microrganismos selvagens presentes naturalmente no ambiente para fermentar a massa do pão.

O levain é composto por uma mistura de farinha e água, onde as leveduras selvagens presentes no ambiente e as bactérias naturais começam a se desenvolver e se multiplicar. Com o passar do tempo, a cultura de levain se torna mais forte e ativa, conferindo às massas uma série de benefícios.

Essa fermentação natural é conhecida por fornecer uma série de vantagens ao pão, incluindo:

  1. Melhor sabor: O levain contribui para um sabor mais complexo e profundo no pão devido aos ácidos orgânicos e ésteres produzidos durante a fermentação.
  2. Melhor digestibilidade: As leveduras e bactérias presentes no levain ajudam a pré-digerir parte do glúten e dos fitatos presentes na farinha, tornando o pão mais digerível para algumas pessoas que têm sensibilidade ao glúten.
  3. Textura e miolo: O pão feito com fermentação natural costuma ter uma textura mais elástica e miolo macio, com alvéolos bem distribuídos.
  4. Conservação: O pão com levain geralmente tem uma vida útil mais longa do que os pães com fermento comercial.

O processo de fazer pão com levain requer tempo e paciência, pois a fermentação natural é mais lenta do que com fermento comercial. É um método artesanal que exige habilidade e compreensão do comportamento do levain em diferentes condições ambientais.

No entanto, para muitos padeiros e amantes de pão, o sabor e as características únicas que a fermentação natural proporciona ao pão fazem desse método uma opção preferida para produzir pães de qualidade e sabor excepcionais.

COMO FAZER A PIZZA COM LEVAIN

Ingredientes

500 g de farinha
75 g de levain
325 g de água
10 g de sal

Passo a passo:

– Autólise de 40 minutos (água + farinha)

– Adicionar o levain

– Acrescentar o sal e misturar bem

– Descansar a massa por 30 minutos

– 2 dobras de 30 em 30 minutos

– Depois da última dobra, deixar a massa descansar por 3 horas em temperatura ambiente

– Dividir a massa em 3 partes e bolear cada uma delas (eu dividi em duas)

– Colocar cada bolinha de massa num potinho untado com azeite. – levar a massa para a geladeira (eu dexei de um dia para o outro, foram + ou – 22 horas)

– Retirar a massa da geladeira e abrir com as mãos sem amassar a borda. Polvilhar sêmola na bancada para a massa não grudar.

– Assar em temperatura bem alta (eu assei em 280 graus)

FONTE: https://camilanacozinha.com/

Caldeirada de Peixe

Empanadas de Espanha