Empanadas de Espanha

Empanadas são deliciosos salgados feitos de massa recheada. Originárias da Espanha, elas se espalharam por toda a América Latina e ganharam diferentes variações em cada região. A palavra “empanada” vem do verbo espanhol “empanar”, que significa “envolver em massa”.

Para sua massa ficar perfeita, aí vai uma dica muito importante: acrescente a mistura líquida sempre fria à seca. Porque se usar quente, vai escaldar a farinha e a massa não ficará boa.

Recheios para as empanadas

Os recheios podem ser diversos: frango, carne seca desfiada, carne moída, queijo com tomate e manjericão, legumes, camarão, palmito, calabresa, frango com ameixa e bacon, chocolate…

Para fazer o de calabresa com cebola, eu apenas refoguei os dois. Não coloquei sal e usei a gordura da própria linguiça. A de brócolis com cogumelo eu também refoguei os dois. Além disso, usei azeite, sal, pimenta e alho picado. Então é só soltar a imaginação e preparar as suas.

Receita:

Para a massa

  • 500 g de farinha de trigo
  • 100 g de banha de porco
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de sal
  • gema para pincelar (opcional)

Como fazer:

Derreta a banha e deixe esfriar um pouquinho. Quando estiver fria, acrescente a água. Em um bowl, coloque a farinha e o sal. Em seguida, adicione a mistura líquida à seca. Trabalhe até obter uma massa homogênea. É jogo rápido, não precisa sovar a massa. Logo após, coloque-a em um saco plástico e leve para descansar na geladeira por duas horas.

Depois desse tempo, basta abri-la com um rolo ou no cilindro numa espessura fina. Faça pequenos disco e coloque o recheio. Feche tipo um pastelzinho. Finalize fazendo as dobrinhas ou aperte com um garfo. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus até que elas fiquem douradas. Se preferir, pode pincelar a gema por cima das empanadas antes de assar.

Fonte: https://camilanacozinha.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo