in

Como fazer arroz branco soltinho. Sai sempre bem!

Fazer arroz branco soltinho é um conhecimento muito prático, mas nem sempre dominado por todos. Aprenda connosco a fazê-lo!

arroz branco soltinho

O arroz branco é um excelente acompanhamento para os mais variados tipos de comida. Contudo, para isso, é necessário saber fazer um arroz solto e macio que apeteça comer uma e outra vez.

Porém, para conseguir fazê-lo, há que dominar algumas técnicas essenciais, que não sendo difíceis, nem inatingíveis, devem ser dominadas por quem cozinha este hidrato. Muitas dúvidas? Esclarecemos tudo em seguida!

Como fazer arroz branco soltinho. Sai sempre bem!

Comecemos por perceber de que ingrediente estamos a falar. O arroz é um dos alimentos mais consumido em todo o mundo e tem a particularidade de ser muito versátil e importante na cultura gastronómica de vários países, nomeadamente asiáticos.

Além de poder ser confecionado de imensas maneiras, o arroz branco, simples, de que aqui falamos é muito pouco exigente em termos de condimentos. Basicamente, ele quase não precisa de temperos, a não ser um pouco de sal e de manteiga para ficar saboroso e cremoso.

Claro que quem preferir pode caprichar um pouco e preparar o arroz num refogado com cebola e alho. Porém, o arroz branco também tem as suas particularidades e desafios. Prepare-se para superar alguns deles!

Como deixá-lo bem solto

Todos gostam de um arroz branco bem solto, certo? Então, concentre-se na dica seguinte, pois esta é garantia absoluta para um arroz delicioso e inesquecível.

Arroz tipo agulha

Comece por escolher o arroz certo, ou seja, o arroz tipo agulha que, a menos que na embalagem diga o oposto, não precisa de lavar. Caso seja necessário, basta colocá-lo numa peneira ou escorredor e passar rapidamente sob a água.

Proporção de arroz e água

Esta é uma equação importante, mas fácil de solucionar. Basicamente, para cada porção de arroz agulha, deve usar duas porções de água a ferver. Se cumprir a proporção indicada e a água utilizada estiver mesmo a ferver, não há como errar!

Refogado

Não é obrigatório, mas o arroz fica com um sabor único se for para o tacho após ter refogado uma cebola e um alho, até ao ponto de ficarem translúcidos. Refogar o arroz nesse preparado vai ajudar a soltar os grãos, isto à medida que adiciona os temperos e o azeite.

Não mexer

O arroz não deve ser mexido. Portanto, depois de juntar a água, deixe ferver, reduza o lume e aguarde, até a água evaporar e o arroz ficar seco. Além de baixar o lume, pode também deixar o tacho semi-tapado.

Deixe repousar

Quando o arroz estiver cozido, deve desligar o fogão e deixar o arroz repousar por 5 minutos, tapado.

Conservação

Depois, é só devorar o delicioso arroz. Saiba ainda que pode conservá-lo até 5 dias no frigorífico, podendo reaquecê-lo ou reutilizá-lo para uma série de pratos.

arroz branco soltinho

Ingredientes

– 2 dentes de alho

– ½ cebola

– 2 chávenas de água fervente

–1 chávena de arroz agulha

– 2 colheres (sopa) azeite

–1 colher (chá) sal

Modo de Preparação

– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.

– Ferva a água (um pouco mais do que duas chávenas).

– Pique a cebola e os dentes de alho.

– Entretanto, ponha um tacho ao lume médio e junte o azeite.

– Assim que aquecer, acrescente a cebola, o alho e o sal. Deixe refogar até murchar.

– Acrescente o arroz e refogue durante 1 minuto para soltar o arroz.

– Reserve duas chávenas de água fervente e adicione ao tacho com o arroz.

– Envolva com a colher, de modo a espalhar o arroz pelo fundo do tacho.

– Deixe que a água torne a ferver.

– Depois, baixe o lume e tape parcialmente o tacho.

– Resta esperar que o arroz absorva a água, não devendo por isso mexer. Este processo pode demorar 15 a 20 minutos.

– Passado esse tempo, pode mexer delicadamente o tacho com um garfo, só para verificar se ainda existe água no fundo do tacho. Caso haja, então deixe cozer por mais alguns minutos.

– Assim que a água tenha evaporado, tape o tacho e deixe o arroz repousar durante 5 minutos para apurar.

– Passado esse tempo, pode revolver o arroz e servir, ainda quentinho e a fumegar.

– Bom proveito!

– Esta refeição é destinada a 4 pessoas, sendo feita em apenas 25 minutos.

Fonte; https://ncultura.pt/

O segredo para o bolo de laranja perfeito

Rissóis de camarão…de massa fina e crocante com um recheio aveludado e delicioso!