in ,

O segredo para o bolo de laranja perfeito

Tome nota das imperdíveis dicas e surpreenda a família com um bolo de laranja perfeito!

Conheça alguns dos melhores truques para um bolo de laranja absolutamente maravilhoso. Confira as regras de ouro para o bolo de laranja perfeito.

bolo de laranja perfeito

O bolo de laranja é um clássico. Este bolo caseiro permite-nos viajar até outros tempos, em que um familiar (mãe, avó, tia ou outro) nos proporcionava um lanche maravilhoso. Assim, trincar uma fatia de bolo de laranja não implica apenas saborear o precioso bolo que está nas nossas mãos, representa também a oportunidade de recordar momentos da infância.

Para fazer o bolo crescer

O ar que é incorporado na massa no momento da preparação revela-se muito importante para o bolo crescer e ficar mais fofo.

Respeito pelos tempos

Os bolos são feitos com rigor. É preciso respeitar os tempos indicados na receita. Caso contrário, pode fazer com que os bolos não assem devidamente, caiam ou queimem.

Temperatura ambiente

Caso não haja instrução na receita para usar os ingredientes frios, deve prepará-los com antecedência. Assim, retire os ingredientes do frigorífico um pouco antes de fazer o bolo.

Os ingredientes devem estar à temperatura ambiente, quando o bolo é preparado, pois as moléculas dos ingredientes adquirem elasticidade suficiente para incorporar e reter o ar.

Bater a manteiga com o açúcar

Existem diversas receitas para bolo, mas se a receita que escolheu para fazer o seu bolo indicar que a manteiga deve ser batida juntamente com o açúcar, faça-o da maneira correta.

Os ingredientes devem ser batidos muito bem, ao longo de 6 a 7 minutos, pelo menos. Faça-o até que a mistura preparada se apresente bem clara e fofa. Assim, a massa irá incorporar bastante ar, o que tornará o bolo mais fofo.

Bater os ovos com o açúcar

Se na receita indicar que a preparação deve começar com bater os ovos juntamente com o açúcar, bata os ingredientes em alta velocidade. Faça-o ao longo de 10 minutos, pelo menos.

Claras em castelo

Se a receita pedir a inclusão de claras em castelo, aguarde pelo momento certo. Bata as claras em castelo, apenas antes do momento em que seja necessário adicioná-las à massa.

O momento de incorporar as claras em castelo é importante, pois é um procedimento que deve ser feito cuidadosamente, nunca batendo.

Incorpore as claras delicadamente, em movimentos lentos, fazendo a forma de 8. Assim, irá conseguir manter a maior quantidade de ar possível.

Peneirar os ingredientes secos

É importante peneirar bem os ingredientes secos, pois irá ajudar a arear a massa.

Pré-aqueça o forno

Este procedimento é muito importante. No mínimo, faça-o com 10 minutos de antecedência para dar tempo para que o forno fique bem quente. Só depois pode colocar a forma no forno com a massa do bolo.

Unte a forma

Untar a forma é importante. Faça-o com bastante manteiga (ou com outra gordura) e, depois, polvilhe a mesma com farinha.

Cobertura

A cobertura pode ser muito diferente. A de chocolate é sempre uma opção de qualidade, um clássico.

Mas existem outras coberturas boas, nomeadamente coberturas de limão, coberturas de ananás, coberturas de sumo de laranja, entre muitas outras. Explore a criatividade!

Atenção: Estas são as regras de ouro que podem ser usadas em diferentes receitas de bolo de laranja (ou até noutros bolos). Algumas até podem ser usadas em simultâneo. Outras não servirão para determinadas receitas.

bolo de laranja perfeito

Receita de bolo de laranja fácil e fofinho

Ingredientes

– 4 ovos (claras e gemas separadas)

– 2 chávenas de chá de farinha de trigo

– 2 chávenas de chá de açúcar

– 1 chávena de chá de sumo de laranja

– 1 c. de chá de fermento em pó

Modo de Preparação

– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.

– Primeiro, bata as claras em castelo.

– Depois, adicione as gemas e o açúcar, enquanto torna a bater os ingredientes.

– Posteriormente, adicione ingredientes alternadamente.

– Coloque a farinha de trigo aos poucos, enquanto bate. Alterne com o sumo de laranja.

– Finalmente, adicione o fermento em pó, batendo rapidamente, só para misturar.

– Depois, transfira a massa para uma forma, previamente untada e enfarinhada.

– De seguida, leve a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 40 minutos, sensivelmente.

– Faça o teste do palito. Depois, retire do forno.

– Deixe o bolo amornar, antes de servir.

– Decore a seu gosto. Use uma cobertura se desejar.

– Bom proveito!

– Este bolo pode servir 8 pessoas, sendo feito em apenas 1 hora.

Fonte: https://ncultura.pt/

O segredo para um Bacalhau à Gomes de Sá perfeito

Como fazer arroz branco soltinho. Sai sempre bem!