in

TARTE TATIN DE MARMELO

TARTE TATIN DE MARMELO – Esta torta de frutas, típica da doçaria francesa, é tão fácil de fazer e fica tão deliciosa que recomendo a todos que ainda não experimentaram. Em princípio, a receita original é de maçã, mas na verdade pode ser feita com quase todas as frutas: peras, damascos, pêssegos, figos,….

Ingredientes:

  • 1 folha de massa folhada
  • 3 marmelos
  • 120 gramas de Manteiga
  • 160 gramas de açúcar

Preparação:

Colocamos os marmelos bem limpos, para cozinhar, numa caçarola com bastante água. Deixamos por 30/40 minutos, até amolecerem bem. Espetamos com um palito, para ver se passam facilmente. Retire-os, escorra e deixe esfriar.

Depois de frios, descascamos, cortamos em quartos e retiramos o miolo. Nesta altura, podemos utilizá-los para o bolo, cortando cada quarto de marmelo em rodelas finas, como uma maçã. O que eu faço é preparar uma calda light e despejar sobre os marmelos, de forma que os cubra completamente. Se necessário, colocamos por cima um pedaço de papel manteiga, do mesmo tamanho do recipiente que utilizamos e um prato por cima, para que a fruta fique sempre bem submersa.

Deixamos assim até a calda esfriar, distribuímos em recipientes plásticos, enchemos com o líquido e congelamos. Desta forma, temos marmelos durante todo o ano. Poderíamos guardar as frutas em potes de vidro esterilizados e despejar a calda quente neles, fechá-los bem e deixá-los esfriar de cabeça para baixo, para que o vácuo fosse criado. Mas, neste caso, a calda deve ficar bem mais grossa, com muito mais açúcar. Caso contrário, corremos o risco de a fruta ser picada.

De qualquer forma, sejam marmelos recém-cozidos ou descongelados em sua calda, nós os cortamos em fatias.

Colocamos a forma no fogo para derreter a manteiga e derreter com o açúcar. Vamos deixar em lume médio cerca de 10/15 minutos, para que caramelize. Em seguida, colocamos no forno e deixamos assar por cerca de 25 minutos, até dourar de todos os lados.

Tiramos o bolo do forno e viramos sobre uma travessa, que tem borda, pois vai soltar suco. O bolo deve ficar com a massa por baixo e as frutas por cima. Vamos tentar ordenar um pouco a fruta, pois é difícil ela não se mexer quando é virada.

Servimos o bolo quente, acompanhado de gelado ou natas.

Fonte; http://lasrecetasdemarichuylasmias.blogspot.com/

FRANGO COM LIMÃO E AZEITONAS

Arroz de Frango