in , ,

Como conservar Alface por mais tempo

Adeus às folhas murchas! Saiba como conservar alface de maneira fácil e eficiente.

Descubra métodos simples para prolongar a frescura da sua alface. Saiba como conservar alface e reduzir o desperdício na sua cozinha. A alface é um alimento bastante saudável. Ela é frequentemente usada em saladas, que tanto podem servir como acompanhamento, como podem servir como uma refeição principal.

Nos dias quentes de verão, as pessoas procuram realizar refeições mais saudáveis para manter o peso. Contudo, a dieta deve ser feita ao longo do ano todo. Embora seja inegável que no calor as pessoas tendem a comprar mais saladas, fazem compras em quantidade, porque procuram mais refeições à base de saladas.

Por isso, é importante que as alfaces possam durar mais tempo. Tal só acontece com algumas estratégias. No presente artigo, irá aprender a conservar e a higienizar a alface. Reunimos um conjunto de sugestões que permitem que possa realizar as etapas adequadas para manter o vegetal fresco e seguro para consumo.

Como conservar alface por mais tempo

A alface é um vegetal saboroso. Este é um alimento bastante popular em todo o mundo. Este produto é conhecido pela sua versatilidade. Com a alface, é possível preparar saladas muito distintas, sempre com um sabor agradável e refrescante.

Ela pode servir como um acompanhamento perfeito para uma refeição saudável. A alface é um alimento que se revela uma boa fonte em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Contudo, a alface é um produto que se estraga rapidamente, com facilidade. Por isso, pode tornar-se insegura para o consumo, quando não se encontra em bom estado. Se quer aumentar a vida útil deste alimento, então deve aprender a armazenar corretamente a alface.

Reunimos um conjunto de sugestões para conservar adequadamente a alface, o que permite assegurar que o alimento se apresente com qualidade por mais tempo, fresco e apetitoso.

Existem vários tipos de alface. Cada versão apresenta caraterísticas particulares. Eis algumas das variedades de alface mais populares:

Alface crespa: esta variedade apresenta folhas crespas e crocantes, que consiste numa alface com sabor suave e amargo.
Alface iceberg: esta variedade tem folhas crocantes e leves, com sabor suave.
Alface romana: esta variedade tem folhas longas e estreitas. Trata-se de uma alface com sabor suave e doce.
Alface americana: este tipo de alface apresenta folhas crocantes e suculentas. O seu sabor é levemente amargo.

Dicas para conservar alface corretamente
O que fazer

Se cortou a alface para estar pronta para ser consumida deve armazená-la adequadamente. Deve colocar a alface num recipiente hermético. Dessa forma, conseguirá que a alface se mantenha fresca e crocante por mais dias.
Idealmente, a alface deve ficar numa temperatura entre 1 e 4 ºC.

Coloque a alface num saco plástico perfurado ou num recipiente com tampa.
Certifique-se de eliminar o excesso de ar do saco plástico, antes de fechá-lo.
Armazene a alface no frigorífico, seja em saco ou recipiente.

O que não fazer

Não lave a alface antes de a armazená-la.
É um erro lavar a alface antes de armazená-la, porque irá contribuir para aumentar a humidade no alimento. Ora, isso é algo que se quer evitar. A humidade só fará com que a alface se estrague mais rapidamente. A alface só deve ser lavada quando for consumi-la.
A alface não deve ser guardada perto de frutas. Determinadas frutas emitem um gás chamado etileno. Por isso, elas contribuem para acelerar o processo de amadurecimento e de apodrecimento da alface.
Desta forma, se quer assegurar maior longevidade à alface, mantenha esse alimento afastado de frutas, especialmente maçãs, bananas e peras.
Evite cortar a alface antes do tempo. Se o fizer só estará a contribuir para que a alface se estrague mais rapidamente. Portanto, a cabeça de alface deve manter-se intacta. Depois, remova as folhas à medida que necessita.

Dicas para lavar a alface corretamente

Existem passos adequados para higienizar a alface corretamente. Para conseguir remover as sujidades, pesticidas e outros elementos que possam contaminar o alimento, é fundamental lavar a alface adequadamente.
Primeiro, separe as folhas do vegetal, remova as partes murchas ou danificadas da alface.
Em seguida, coloque as folhas de alface numa tigela com água fria. Então, agite a tigela suavemente para eliminar a sujidade do alimento.

Posteriormente, troque a água algumas vezes e repita o procedimento algumas vezes, até que as folhas estejam limpas.
Coloque as folhas de molho numa tigela grande o suficiente para as acomodar.
Posteriormente, junte água em abundância.
Então, junte algumas colheres de sopa de vinagre branco ou de bicarbonato de sódio.
Em seguida, deixe as folhas de molho por 10-15 minutos.

Desta forma, irá conseguir matar bactérias e outros micróbios.
Após deixar as folhas da alface de molho, enxague novamente passando-as por água corrente fria. Assim, irá remover o vinagre ou bicarbonato de sódio.
Em seguida, recorra a papel absorvente ou a um escorredor de salada para secar as folhas. Desta forma, conseguirá secar as folhas completamente, o que é importante para evitar a humidade, que faz com que as folhas se estraguem mais rapidamente.
Após higienizar a alface, deve consumir este alimento o mais rapidamente possível para assegurar um consumo na máxima frescura e sabor.

Conclusão

A alface é um vegetal que deve ser integrado no seu regime alimentar. Este alimento nutritivo é delicioso. Contudo, se quer desfrutar de alface fresca por mais tempo, é fundamental armazenar a alface corretamente. Com as dicas apresentadas, irá conseguir prolongar a vida útil deste alimento.

Curiosidades sobre a alface

– É do latim “lactuca” (que significa “leite”) que vem o nome “alface”, uma referência que acontece devido ao látex branco que sai das folhas cortadas.

– A alface foi mencionada em textos antigos, nomeadamente a Bíblia e os escritos de Aristóteles. Ela é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem.

Como escolher a alface?

Saber escolher uma boa cabeça de alface é fundamental para se conseguir conservar a alface por mais tempo. No momento de selecionar a alface, deve procurar por folhas verdes e firmes, evitando alfaces que apresentem folhas com manchas acastanhadas ou amareladas, que significa que a alface já tem uma validade reduzida.

Idealmente, deve selecionar alfaces frescas, que tenham sido mantidas em temperaturas adequadas até chegar a si, desde a colheita até ao transporte para o supermercado. Por isso, muitos recomendam o consumo de alfaces de fornecedores locais.

Fonte: https://ncultura.pt/

Como cozinhar massa al dente na perfeição

Os segredos para o pudim de pão perfeito