in ,

Como cozinhar massa al dente na perfeição

Muitas pessoas ainda desconhecem o significado da expressão, mas visa identificar o ponto perfeito da massa, quando ela se encontra apenas suficientemente cozinhada. No entanto, ainda ligeiramente dura.

Não é necessário ser de Itália para apreciar uma massa no ponto perfeito. Contudo, nem todos conseguem cozer a massa e apresentá-la com essa qualidade

A definição

Muitos estão a interrogar-se: “o que é a massa al dente?”. Esta expressão é referente ao estado de cozedura da massa. O nome popularizou-se internacionalmente. Vem do italiano ‘al diente’ que tem o significado ‘ao dente’.

A massa só pode ser considerada al dente quando se morde a massa e se encontra alguma resistência à mordida. Mesmo quando se corta a massa com um garfo percebe-se que não corta no imediato. A massa al dente apresenta-se firme (no entanto, não se encontra dura). Ela revela uma fina veia branca no centro.

Quais são os benefícios de uma massa al dente

Impede a formação de picos de glicose no sangue: quando a massa é mal cozida, ela contribui para a manutenção do índice glicémico baixo e ajuda os níveis de açúcar e insulina a manterem-se estáveis.

Por isso, o consumo desta massa contribui para impedir o armazenamento de gordura. Além disso, permite que se mantenha a energia e a fome equilibradas. No entanto, para se comer uma massa al dente saudável, selecione molhos com menos gordura e calorias.

Perfeita para desportistas: a massa cozinhada no ponto al dente apresenta um índice glicémico inferior quando se compara com a massa demasiado cozida. Com a massa cozinhada neste ponto ideal, os hidratos de carbono são libertados progressivamente para o sangue.

  • Esta curiosidade facilita a compreensão… Quando o esparguete é cozido ao longo de 5 minutos, apresenta um índice glicémico de 45. Contudo, se o esparguete for cozido por mais 10 minutos, isto é, ao longo de 15 minutos, ele apresenta um índice glicémico de 61.
  • Por aqui, podemos confirmar que quando a massa se encontra no ponto al dente demora mais tempo a ser digerida, além dos níveis de glicose levarem mais tempo a subir.
  • Este tipo de cozedura é vista como perfeita para pessoas desportistas que procuram atividades fisicamente mais exigentes. Tal acontece, porque o consumo da massa cozida al dente possibilita que eles possam atuar com maior rendimento durante mais tempo.

O passo a passo para fazer massa al dente na perfeição

Como devo cozinhar esparguete, macarrão ou rigatone al dente?

  1. Primeiro, deve usar a quantidade adequada de água, isto é, um litro por cada 100 gramas de massa.
  2. Segundo a receita italiana, para que a massa tenha espaço suficiente para cozinhar, não se deve poupar na água.
  3. Nesta etapa, deve consultar os gramas de massa consoante o número de pessoas a servir, que estarão na mesa.
  4. Posteriormente, após começar a ferver, junte o sal (estime 7 g por cada 1l de água).
  5. Em seguida, deve adicionar a massa quando o sal se dissolver e a água voltar a ferver.
  6. No imediato, mexa um pouco durante os primeiros minutos e aguarde o tempo indicado pelo fabricante, indicado na embalagem.
  7. Então, após esse tempo, deve coar a massa.
  8. Finalmente, pode misturar com um molho da sua preferência.

Tempos mais indicadas para massas ficarem al dente

O tempo de cozedura deve ser adaptado à massa que se usa para se conseguir obter o ponto de massa al dente. Por isso, tenha em conta o tipo de massa e o fabricante em questão no momento de cozer a massa.

Leia o rótulo com as indicações, porque há ligeiras mudanças no tempo destinado a cada variedade. No entanto, normalmente, o tempo destinado para as massas secas situa-se entre 6 e 12 minutos.

Por exemplo, o esparguete que se encontra entre as massas mais comuns fica pronto em apenas 8 minutos, enquanto o Fusilli necessita de 11 minutos para ficar al dente.

A referência ao tempo de cozedura encontra-se presente no pacote de massa. Portanto, a indicação apresentada na embalagem corresponderá à cozedura al dente. No entanto, iremos apresentar uma tabela com os tempos de cozedura mais comuns para as massas clássicas ficarem no ponto al dente.

Tipos de massa e tempos de cozedura al dente

  • Tortiglioni requer 12 minutos
  • Penne rigate requer 11 minutos
  • Fusilli requer 11 minutos
  • Farfalle requer 10 minutos
  • Macarrão requer 9 minutos
  • Esparguete requer 8 minutos

A forma mais antiga de reconhecer a massa no ponto al dente está na boca. Se não tiver consigo forma de estimar o tempo de cozedura, deve prová-la. Basta picar com um garfo, cortar ao meio. Se a cor no meio da massa se apresentar diferente e confirmar alguma resistência, significa que a massa está pronta! Pode desligar o lume.

Fonte: https://ncultura.pt/

Receita das velhas Broas Castelares

Como conservar Alface por mais tempo