Os segredos para o pudim de pão perfeito

Dicas para uma sobremesa clássica e perfeita que será sempre um sucesso.

Desvende os segredos para o pudim de pão perfeito! Aprenda todos os passos para criar um pudim que surpreenderá o paladar de todos. A maioria dos portugueses compra pão diariamente. Como nem sempre o come até ao fim, tem de lidar com sobras quase todos os dias. As sobras de pão são comuns. Infelizmente, as pessoas esquecem-se, não usam. Portanto, estragam-se.

As sobras de pão não devem ser destinadas ao lixo, pois podem servir para criar uma sobremesa de excelência. Combata o desperdício e use o pão de dias anteriores para fazer um pudim de pão irresistível.

Os segredos para o pudim de pão perfeito

O pão

Qualquer tipo de pão é agradável (seja branco, de trigo integral ou outro). Há versões mais saudáveis que outras. No entanto, para o pudim, deve usar pães de dias anteriores, desde que se encontrem em condições, sem fungos.

Normalmente, o pão de dias anteriores é uma melhor opção do que recorrer a pão fresco. O pão de dias anteriores a usar para o pudim, tanto pode ser duro, como mole.

O processo de hidratação

Este momento da receita é bastante importante. Se desejar, pode partir o pão e desfazer sem ser muito rigoroso, com as mãos, cortando-o em pedaços de 2 cm. Quanto mais duro for o pão, mais necessário é hidratá-lo. Esse processo deve ser feito com leite e ovos. Pode aquecer o leite com determinados sabores que goste.

Por exemplo, pode levar ao lume o leite com cascas de laranja e/ou de limão e/ou um pau de canela.
Depois, deixe o leite ao lume por alguns minutos, até ferver. Posteriormente, desligue o lume.
Em seguida, retire do leite os ingredientes que dão sabor (seja a casca de limão/laranja, o pão de canela ou outro).
Posteriormente, deixe arrefecer.
O momento da imersão contribui para o pão ficar perfeito para o pudim.
Coloque o pão de molho por meia hora.
Use leite morno, se necessitar de fazê-lo mais rapidamente.

O caramelo

O caramelo caseiro é a melhor versão, mais saudável. Contudo, também pode usar o caramelo industrial. O processo para fazer caramelo caseiro é simples: basta usar água e açúcar em partes iguais.

Primeiro, coloque o açúcar na panela e deixe derreter.
Em seguida, verá o açúcar mudar de cor.
Depois, quando o açúcar ficar com um tom dourado, retire.
Se deixar o caramelo passar do ponto, ele irá escurecer e ficar amargo.
Por isso, somente deve deixar o açúcar dourar, lentamente.
Depois, retire, no imediato.
Então, o caramelo deve ser distribuído pela forma.
Nesse processo, vá girando a forma, lentamente, para que o caramelo fique distribuído.
O caramelo deve ser distribuído pelo fundo e pelas paredes da forma, criando uma camada uniforme.
Finalmente, deixe o caramelo esfriar.
O guia para uma sobremesa clássica e perfeita que será sempre um sucesso.
Os segredos para o pudim de pão perfeito

A textura

Deve colocar os ovos com o açúcar e a essência de baunilha numa taça. Posteriormente, misture. Em seguida, adicione a mistura de pão e de leite. O pudim pode ser feito de formas distintas que permitem que se chegue a resultados distintos.

Desta forma, se preferir criar um pudim de pão mais potente, pode recorrer ao liquidificador. Se optar por criar um pudim de pão mais sedoso, então pode realizar o pudim na batedeira.

Elemento extra: as passas

Há quem use uvas-passas no pudim de pão. No processo em que se bate o pão com o leite, pode juntar outros ingredientes. Para adicionar as passas neste passo, elas já se devem apresentar hidratadas no álcool (ou na água).

Desta forma, escorra as passas e distribua sobre o caramelo frio da forma. As uvas-passas servirão como uma decoração encantadora, além de tornarem o sabor irresistível. Em seguida, transfira a mistura criada para a forma de caramelo. Depois, deve colocar a forma numa assadeira alta ou panela e cubra com papel de alumínio.

O banho-Maria

O banho-Maria não é um procedimento que evita o alto aquecimento decorrente de um contacto direto com o fogo. Desta forma, o banho-Maria serve para preparar alimentos que não podem ferver. Trata-se de uma solução para alimentos que requerem um cozimento distinto, mais suave, feito num processo indireto, lento e uniforme.

O banho-Maria é bastante usado para fazer diferentes receitas. Além de ser comum nos pudins, pode servir para fazer caldas ou para derreter chocolate, por exemplo. Os passos para fazer o banho-Maria são simples.

Deve recorrer a 2 panelas, de diferentes tamanhos. Uma deve ser bem maior que a outra, para que a menor possa caber dentro da maior. Posteriormente, encha a panela grande com água até ficar pela metade.

Na panela menor, coloque o alimento (no pudim, deve colocar a forma). Posteriormente, coloque a panela pequena dentro da grande.

Momento de forno

O forno deve ser pré-aquecido. O pudim de pão deve manter-se no forno por cerca de 50 minutos, sensivelmente. O processo de cozinhar o pudim de pão em banho-Maria é demorado. Pode colocá-lo numa assadeira ou panela (com água).

Neste passo, a temperatura do forno deve ser de 180°C. Se optar por colocar o forno a 140°C, então deve deixe o pudim assar ao longo de 1h15 ou mais. Após esse tempo passar, deve avaliar, se o pudim está seco e no ponto.

Para o testar, pique com um garfo. Após o pudim ficar pronto, deve retirar do forno. Posteriormente, deixe o pudim esfriar. Não pode desenformar logo, pois se o fizer pode estragar o pudim de pão.

Temperatura certa: o momento do frio

É muito importante o pudim ir ao frigorífico. Deve ficar no frio por 2 horas, no mínimo. Além disso, a sobremesa deve ficar no frigorífico até ao momento de servir.

O momento de desenformar

No momento de desenformar, pode ter de lidar com o caramelo a ficar muito agarrado à forma. Nesse caso, deve colocar a forma no lume. Este procedimento deve ser feito por breves momentos, pois apenas serve para o pudim desprender da forma.

Ingredientes adicionais

Além das uvas-passas, pode acrescentar outros ingredientes para enriquecer o pudim de pão. Por exemplo, no processo de produção do pudim ou como decoração, pode usar os seguintes ingredientes: nozes picadas, frutas cristalizadas, doce de leite, mel, entre outras.

Receita de Pudim de Pão

INGREDIENTES

10 ovos
300 g de açúcar
400 g de miolo de pão
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
Sumo de 2 laranjas
Caramelo líquido para barrar a forma

MODO DE PREPARAÇÃO

– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, barre uma forma de pudim com caramelo líquido e reserve.
– Depois, coloque o pão partido aos bocados numa tigela.
– No imediato, junte o açúcar e o sumo das laranjas.
– Em seguida, ferva o leite.
– Posteriormente, coloque por cima dos ingredientes da tigela.
– Depois, passe com a varinha mágica até dissolver o pão.
– No imediato, bata os ovos com o leite condensado.
– Em seguida, deite no preparado anterior e envolva tudo.
– Posteriormente, coloque o preparado na forma do pudim.
– Finalmente, leve ao forno para cozer em banho-Maria até estar cozido.
– Então, desenforme, só após ficar frio.
– Depois, coloque no frigorífico por umas horas, até ao momento de servir.
– Bom proveito!

Fonte: https://ncultura.pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo