in

O segredo para um Frango Assado perfeito!

Costuma-se dizer que se tivermos um frango assado temos um banquete para vários dias.

Assar um frango é um processo relativamente simples, mas que requer alguns passos importantes para que este deixe de ser um bocado de carne que se vai comer e passar a ser um pitéu saboroso e delicado.

Acho mesmo importante não passar este passo:

colocar o frango coberto com água temperada com limão, laranja, folhas de louro, pimenta, raíz de rábano seca, talos de alho francês, dentes de alho, cebola, macis, sal etc. etc…

Escolham alguns destes ingredientes e deixem um frango neste banho aromatizado pelo menos 24 horas, ou seja, de um dia para o outro. Vai tornar a carne mais tenra e suculenta.

Quando forem cozinhar sequem bem o frango e guardem os temperos todos (escorram a água) para servirem de cama para o frango.

Pré- aqueçam o forno a 200 graus pelo menos 10 minutos antes de colocarem o frango.

Num tabuleiro de ir ao forno forrem com uma folha de papel vegetal e disponham os temperos da marinada. Coloquem o frango por cima e temperem com sal, gengibre em pó, pimenta preta e paprica fumada. Esfreguem bem dos dois lados. Estes temperos podem ser alterados para outros que prefiram, mas a ideia aqui era ter sabores simples.

Pele para cima, fio de azeite e forno com ele. Este frango (com 2 kg e aberto em borboleta) assou durante uma hora. Comecei com a pele para cima, a 20 minutos da cozedura virei e 20 minutos depois voltei a colocar com a pele para cima. Deixei assim até ao final. A forma de saber se o frango está bem cozinhado é furar com uma faca perto da coxa e se não sair líquido avermelhado é que está no pronto. Podem ainda ter um termómetro de cozinha onde a temperatura deve atingir 77°C a 82°C.

Outro passo importante que não devem saltar e pode parecer uma tortura, caso estejam cheiinhos de fome, é deixar o frango repousar. Os sucos precisam de tempo para se redistribuírem. Caso contrário, quando começarem a trinchá-lo a tábua vai ficar cheia de líquido. Deixem-no repousar pelos menos 15 minutos antes de servir.

E é isto, neste dia acompanhei com uma mistura de batata branca e batata doce laminada temperada com sal azeite e orégãos. Entraram no forno 35 minutos antes do frango estar pronto.

Espero que vos tenha servido de inspiração, que experimentem e que gostem!

Fonte: http://www.mafabulouscook.pt/

Picanha Fatiada à Brasileira

Descubra o segredo do Leite-Creme queimado perfeito