in

A receita das famosas Broinhas Portuguesas

As broinhas são pequenos bolinhos tradicionais da culinária portuguesa que conquistam o paladar de muitas pessoas. Feitas com ingredientes simples, como farinha, açúcar, ovos e manteiga, essas delícias são um verdadeiro prazer para os apreciadores de pães caseiros.

Originárias de várias regiões de Portugal, as broinhas têm características distintas de acordo com o local de onde provêm. Por exemplo, as broinhas de Avintes, na região norte do país, são famosas por seu formato redondo e por serem cobertas com açúcar granulado, que lhes confere uma crosta crocante e dourada. Já as broas de batata, típicas do Alentejo, são mais densas e feitas com batata cozida, o que as deixa com uma textura mais macia e um sabor único.

 🐣

Ingredientes

  • 400 gr farinha
  • 200 gr açúcar
  • 100 gr de manteiga
  • 1 ovo Inteiro + 2 gemas (uma para pincelar)
  • 1/2 colher de chá fermento
  • Raspa de Limão
  • jNozes q.b.

Preparação

Numa taça, juntar a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão. Misturar com uma colher.

Juntar à mistura anterior a manteiga derretida e o ovo inteiro mais uma gema (bata com um garfo a gema com o ovo antes de os juntar à massa).

Amassar com as mãos até a massa se soltar das paredes da taça.

Molde broinhas de +- 25 gramas cada.

Coloque num tabuleiro previamente untado de manteiga e polvilhado com farinha.

Espalme um pouco cada bolinha com os dedos, coloque um pedaço de noz por cima e pincele com gema de ovo.

Polvilhar com açúcar granulado.

Levar ao forno previamente aquecido a 180º até estarem douradinhas.

As broinhas são versáteis e podem ser apreciadas em diferentes momentos do dia. No café da manhã, podem ser saboreadas puras, com manteiga ou geleia. Já no lanche da tarde, são uma ótima opção para acompanhar um chá ou café quentinho. Além disso, esses pãezinhos são presença garantida em festas e celebrações, trazendo um toque de tradição e sabor.

Uma curiosidade interessante sobre as broinhas é que elas são frequentemente associadas a festividades religiosas, como a Páscoa e o Dia de Todos os Santos. Nesses períodos, é comum que sejam feitas em abundância e distribuídas entre familiares e amigos, como uma forma de partilha e celebração.

Seja qual for a variedade escolhida, as broinhas são uma verdadeira iguaria, que remete às tradições culinárias portuguesas. Seu sabor caseiro e aconchegante desperta memórias afetivas e nos conecta com as raízes culturais do país. Por isso, se tiver a oportunidade de experimentar uma broinha, não deixe de fazê-lo e desfrute desse pequeno tesouro da gastronomia portuguesa.

Fonte da receita e foto: Chef Fatima De Pina Rodrigues

Cabidela de Frango do Campo: O prato perfeito para encantar seus convidados!

Receita de Molho de Tomate. A base de muitos pratos tradicionais!