in ,

Receita de Molho de Tomate. A base de muitos pratos tradicionais!

O molho de tomate é um ingrediente essencial na culinária, sendo utilizado em diversos pratos ao redor do mundo. Ele é feito a partir de tomates frescos, que passam por um processo de cozimento e são combinados com temperos e especiarias, resultando em um molho saboroso e versátil.

Na culinária, o molho de tomate é extremamente versátil. Ele é a base de muitos pratos tradicionais, como pizzas, massas, lasanhas, almôndegas e diversos tipos de ensopados. Sua consistência e sabor combinam perfeitamente com outros ingredientes, realçando o paladar e deixando as refeições ainda mais deliciosas.

INGREDIENTES

2 kg de tomate maduro (débora ou italiano) cortado ao meio,sem semente
6 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
1 pitada de cominho
manjericão a gosto
Sal à gosto

MODO DE PREPARO

Numa panela, coloque 2 kg de tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer.
Depois, passe pelo passador de legumes ou numa peneira.

Leve ao fogo 6 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados.

Junte o tomate processado e 1 pitada de cominho.
Cozinhe por 15 min em fogo baixo.

Acerte o sal e finalize com o manjericão a gosto.

Além disso, o molho de tomate pode ser personalizado de acordo com o gosto pessoal de cada um. É possível adicionar ervas frescas, como manjericão e orégano, para dar um toque aromático. Também é comum acrescentar cebola, alho e pimenta, para intensificar o sabor.

Atualmente, é possível encontrar o molho de tomate em diferentes versões, desde os industrializados até os caseiros. Os industrializados são práticos e de rápida preparação, ideais para quem busca agilidade na cozinha. Já os molhos caseiros proporcionam um sabor mais autêntico, podendo ser preparados de acordo com as preferências individuais.

Independente da escolha, o molho de tomate é um ingrediente que adiciona muito sabor e versatilidade aos pratos. Seja para acompanhar uma massa simples ou para dar um toque especial a uma pizza caseira, o molho de tomate é indispensável na culinária e agrada a todos os paladares. Experimente diferentes combinações e descubra novas formas de utilizar esse delicioso molho em suas receitas favoritas.

Por Culinária de Portugal

A receita das famosas Broinhas Portuguesas

Sabores Tradicionais: Pica-Pau de Porco à moda portuguesa.