in

FRANGO GUISADO COM BATATAS

FRANGO GUISADO – Hoje vamos fazer uma receita de frango com batatas que é fácil, saudável, económico e, também, muito, muito rico, prepare o pão para mergulhar porque o molho deste ensopado de frango é para saborear e repetir, garanto-vos! !

Vamos cozinhá-lo da maneira tradicional, com seu bom molho e seu cozimento lento, vou te dizer, passo a passo, como fazer este frango com batatas, não perca a receita!

Receita de FRANGO ASSADO:

  • ingredientes
  • 1 frango picado para refogar
  • 1 cebola
  • meia pimenta
  • 2 dentes de alho
  • 175 gr de tomate esmagado
  • 125ml de vinho branco
  • 400 gramas de batatas
  • pimenta e sal
  • colher de chá de tomilho
  • 2 folhas de louro
  • salsinha
  • azeite de oliva

Como fazer frango com batatas: passo a passo do preparo

1 – Começaremos limpando e secando bem o frango, e retirando possíveis vestígios de gordura que ele possa ter. Em seguida, vamos temperá-lo ao nosso gosto. Também preparamos os legumes. Quando os tivermos limpos e secos, pique a cebola muito finamente, pique os dentes de alho e corte a pimenta, também em pedaços pequenos.

2 – O próximo passo será selar os pedaços de frango. Para fazer isso, aqueça um fio generoso de azeite em uma panela. Quando o óleo estiver bem quente, colocamos os pedaços de frango na panela (é melhor fazê-lo em lotes, duas ou três vezes, para que dourem uniformemente). Cozinhá-los em fogo alto, cerca de 2 ou 3 minutos de cada lado, e sem virar cada pedaço até ver que está bem dourado desse lado. Quando tivermos os pedaços de frango dourados de todos os lados, vamos retirá-los para um prato e reservá-los.

3 – Vamos agora fazer um bom molho com os legumes. Vamos prepará-lo na mesma panela onde selamos o frango, embora, se antes de tudo, retiremos o excesso de óleo. Refogue a cebola e o alho. Deixe cozinhar por alguns minutos e adicione a pimenta também. Adicione uma pitada de sal e deixe cozinhar em lume brando, pouco a pouco, mexendo de vez em quando.

4 – Quando os legumes estiverem macios, será o momento de adicionar o tomate esmagado. Nós nos movemos e deixamos o fogo, até que o líquido seja reduzido.

5 – Voltamos a colocar o frango na panela, junto com o caldo que foi liberado no prato em que o reservamos. Adicione o vinho branco e cozinhe em fogo alto até que o álcool evapore.

6 – Vamos agora adicionar as especiarias, uma colher de chá de tomilho e duas folhas de louro, e também água, pouco mais de um litro, que não cobre totalmente os pedaços de frango. Ainda temos que adicionar as batatas à panela, e faremos isso clicando nelas, para que soltem o amido e o caldo fique espesso e consistente.

7 – E com todos os ingredientes para o refogado na panela, adicione sal a gosto e aumente o fogo até a água começar a ferver. Nesse momento colocamos a tampa e deixamos o frango com batatas cozinhar semi-coberto, em fogo baixo, por cerca de 25 minutos.

8 – Após este tempo, retiramos a tampa e verificamos o cozimento das batatas, bem como a espessura do molho e o tempero do refogado. Quando estiver tudo ao nosso gosto, desligue o lume, junte salsa fresca picada e, se possível, deixe descansar um pouco o frango estufado com batatas, para que os sabores se juntem e o caldo ganhe consistência.

Dicas e outras opções de preparo do FRANGO GUISADO

Pode fazer esta receita com as partes de frango que mais gosta: coxas, sobrecoxas, traseiro… pode usar a parte que preferir, só tem de ter em conta o tipo de corte para adaptar o tempo de cozedura.
Lembre-se de que o tempo total de cozimento das batatas dependerá da variedade escolhida e do tamanho do corte que você fez.
Também podemos adaptar a espessura do caldo ao nosso gosto. Verifique de vez em quando a quantidade de líquido na panela durante o cozimento, não há problema em adicionar um pouco mais de água, se necessário. Se, por outro lado, o molho estiver muito líquido, você pode engrossar da seguinte forma: coloque uma colher de chá de amido de milho em um copo e dissolva em um pouco de água fria. Adicione à panela e leve o ensopado para ferver, até que o molho engrosse ao seu gosto.

Fonte: https://amimaneracocinando.com/

Pudim de Veludo ou de Paris

PUDIM ITALIANO CREMOSO