in ,

BACALHAU COZIDO AO VAPOR

Bacalhau cozido! Nada mais simples e mais português. Como cá em casa gostamos mesmo muito de bacalhau e como preparo este alimento de várias formas, resolvi que a primeira vez que trouxesse a este espaço o “fiel amigo”, deveria ser da forma mais tradicional e simples: cozido.


Há quem goste com batatas, há quem prefira com couves, há quem coma o bacalhau com outros legumes… Por aqui não dispensamos o grão. Grão e ovo são as companhias que não podem faltar ao bacalhau e ainda… um excelente azeite a regar tudo!
Para que o bacalhau fique mais suculento, cozinho-o ao vapor. Enquanto cozia feijão verde no tacho de baixo (com água, sal e um alho esmagado), o bacalhau cozia em cima num daqueles cestos que encaixam nos tachos e que são super práticos para estas utilizações.

O bacalhau fica a “suar” cerca de 10 a 12 minutos, só com um fio de azeite por cima. Fica uma delícia feito assim. Depois juntei o grão, neste caso de frasco, já cozido. E o que enriqueceu o topo do “bolo” desta vez não foi uma cereja, foi um ovo com gema cremosa, entre o escalfado e o cozido, temperado apenas com uma pitada de pimenta moída na altura. Por fim salpiquei tudo com salsa e cebola picadas. E digam lá que bacalhau cozido não é uma delícia?

Fonte; https://deliciosapaparoca.pt/

Pão de Ló de Margaride

CATAPLANA DE AMÊIJOAS