Há quem goste de favas e há quem não goste mas na verdade esta receita é deliciosa e tem um óptimo aspecto.

O que há de mais português do que as favas, o bacalhau e a farinheira?
Tudo junto fica fantástico neste prato!
Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 postas de bacalhau
- 800 gr de favas frescas (pesadas depois de descascadas)
- 1 molho de coentros
- Uma farinheira cremosa
- 1 cebola
- Meio alho francês
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Azeite qb
- Sal qb
Preparação:
Tenha o bacalhau muito bem seco e cozinhe-o, confitando-o em azeite. Coloque o azeite num tacho com as postas lá dentro de modo a que fiquem submersas na gordura. O azeite deve ser aromatizado com um alho, uma folha de louro e um ramo de alecrim ou outra erva a gosto. Aqueça previamente o azeite até aos 80º e depois junte as postas de bacalhau, deixando-as cozinhar na gordura (processo de confitar) durante 10 a 12 minutos. Quando o bacalhau começar a largar as bolinhas brancas da proteína e as postas estiverem a lascar, está pronto.
Numa frigideira anti-aderente deite um fio do azeite utilizado para confitar o bacalhau e junte o alho francês cortado em juliana fina. Quando este começar a amolecer junte a farinheira, depois de lhe retirar a pele e as bolas de gordura. Esmague o enchido com um garfo e misture bem com o alho francês. Tempere com um pouco de sal. Reserve esta mistura.

Entretanto estufe as favas. Deite azeite de confitar o bacalhau num tacho, junte a cebola picada, os alhos esmagados, a folha de louro e pés de coentros, pois são muito aromáticos. Depois de refogar cerca de 3 minutos, junte as favas e meio copo de água. Tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando até as favas estarem macias.