in ,

Vieiras Salteadas

Olha aqui vai um prato pouco comum nas nossas costas, vieiras são um género de molusco, com uma concha grande e um belo pedaço de carne, como a maioria dos moluscos tem de ser cozinhados com cuidado, de forma a equilibrar o sabor e a textura.

Vieiras podem ser compradas já fora da concha, podes ver a qualidade se forem ligeiramente húmidas sem grande cheiro, quer dizer que estão em condições, se têm um cheiro forte ou estão a verter demasiado liquido então já não estão em condições.

Receita de Vieiras Salteadas

Ingredientes

  • Vieiras – 12
  • Azeite – A gosto
  • Sal – Pitada
  • Pimenta – Pitada

Instruções

Põe uma frigideira com cobertura anti-aderente ao lume com um fio de azeite, queres só cobrir o fundo, não ponhas demasiada quantidade.
Enquanto a frigideira aquece, põe as vieiras em papel absorvente de cozinha, passa elas pelo papel para retirar a humidade em excesso (algumas pessoas preferem passar por um pouco de farinha e sacudir muito bem, para ter uma cobertura muito fininha), depois tempera com um pouco de sal e pimenta e dispõe na frigideira.
Tu queres a frigideira bem quente, em lume médio/alto porque tu queres cozinhar rapidamente e criar uma boa crosta, agora deixa cozinhar cada lado entre 1 a 2 minutos (dependendo da grossura da vieira), quando tiveres virado toca com o dedo, se a textura fôr mole é bom sinal se começar a ficar firme quer dizer que cozinhaste demasiado (como o polvo tornam-se em borracha).
Serve as vieiras com uma bela salada ou com um risoto.

Fonte: https://www.iguaria.com/

Pickles Picantes de Feijao Verde

Bifes de Frango Panados no Forno