Sopa de peixe alentejana
Os poejos e os coentros conferem a este prato de peixe paladares bem característicos da gastronomia do Alentejo. Aprenda a fazer sopa de peixe alentejana.
Pode optar por seguir a receita mais tradicional ou pode dar asas à sua criatividade e variar um pouco em alguns dos ingredientes. Aprenda a fazer uma deliciosa sopa de peixe alentejana.
INGREDIENTES
- 4 postas de peixe grosso (robalo, garoupa, corvina)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 tomate grande
- ¼ de pimento
- 4 batatas
- 1 ramo de coentros
- 1 ramo de poejo
- 4 ovos (1 ovo por pessoa)
- qb azeite
- qb sal
PREPARAÇÃO
- Faça um refogado com o azeite, a cebola picada, o alho, o louro o tomate e o pimento.
- Deixe cozinhar um pouco os temperos.
- Acrescente água a ferver e deite-lhe as batatas e um pouco de sal.
- Quando as batatas estiverem quase cozidas, junte o peixe previamente temperado com sal, os coentros e os poejos. Tenha em atenção a quantidade de sal com que tempera as batatas e o peixe, de modo a não salgar demasiado a comida.
- Quando estiver quase pronto coza ou escalfe os ovos.
- Deve obter molho suficiente para acompanhar prato com sopinhas de pão alentejano finamente cortadas e colocadas no fundo do prato.
- Servir o peixe, as batatas, os ovos e o caldo por cima do pão.
DICAS
- Se quiser tornar esta sopa de peixe alentejana ainda mais de acordo com as tradições do Alentejo, pode adicionar um pouco de pão seco.
- As ervas aromáticas são essenciais para conferir o sabor típico da gastronomia alentejana. Se substituir os coentros e o poejo, a sopa não será a mesma, certamente.
- Pode escolher o tipo de peixe que mais lhe agradar mas recomendamos que opte por peixe branco.
- Se quiser dar um toque ainda mais original a esta sopa, pode acrescentar um pouco de marisco. Alguns camarões são sempre uma boa opção.
Fonte: https://ruralea.com/