in

Salame de Chocolate com Pistácios

Salame de Chocolate! Yay! Hehehe eu também adoro, aliás é um doce estranho porque normalmente eu normalmente não gosto das versões mais baratas e comerciais, mas salame de chocolate, acho que gosto de todos os tipos, com chocolate barato, adoro as versões com chocolate em pó em que sentes ainda o crocante do açúcar mal misturado com o chocolate, acho que é difícil falhar com um salame de chocolate.

Neste caso tenho uma versão um pouco mais extravagante, menos massa, mais recheio, usei açúcar amarelo para dar aquele toque mais caramelizado e menos doce, com chocolate de cozinha com 70% de cacau e pistácios salgados e todos sabemos como chocolate e sal combinam na perfeição!

Receita de Salame de Chocolate com Pistácios

Ingredientes

  • Bolacha Maria – 150gr
  • Chocolate de Cozinha – 130gr (70% Cacau)
  • Gemas – 2
  • Açúcar Amarelo – 80gr
  • Manteiga sem Sal – 100gr
  • Pistácios – 70gr (Salgados)
  • Cacau – A Gosto (Para Polvilhar)

Instruções

  1. Começa por derreter o chocolate e a manteiga num banho-maria (um banho-maria é um tacho ao lume com um pouco de água quente e outro tacho/tigela de vidro mais pequeno em cima ou dentro desse tacho, assim o que estiver dentro do tacho/tigela vai aquecer mais devagar e de uma forma mais uniforme, perfeito para derreter produtos mais sensíveis como chocolate ou cozinhar preparados com ovos).
  1. Enquanto o chocolate derrete, esmaga grosseiramente as bolachas maria numa taça, nota que tu queres uma mistura de nacos de bolacha do tamanho de um polegar com bastante pó de bolacha maria, porque é esse pó que vai ajudar ao sabor e estrutura do salame, tem de ser a combinação de pó de bolacha maria, pedacinhos bem pequenas e nacos maiores, dai que é má ideia triturar numa máquina que vai picar tudo por igual, melhor fazer com as mãos.
  2. Numa batedeira, bate as gemas com o açúcar amarelo, até ficar bem cremoso.
  3. Depois com a batedeira sempre a bater, junta o chocolate derretido em banho-maria em fio, para ir aquecendo aos poucos as gemas.
  4. Por fim junta as bolachas maria trituradas e os pistácios, mistura, retira então para papel anti-aderente ou vegetal, com ajuda deste vais aos poucos moldar e pressionar até criares um rolo o mais redondo possível, embrulha no papel anti-aderente e leva ao frigorífico por pelo menos umas 3 horas.
  5. E já está, retira do frigorífico polvilha com cacau ou chocolate em pó e está pronto a servir, nota que um salame de chocolate deve durar umas 2 semanas no frigorífico até o chocolate começar a estragar, mas como leva gemas, eu diria para consumir em 2 ou 3 dias, senão fatia e leva ao congelador! ;D Feliz Páscoa!

Fonte: https://www.iguaria.com/

Dica: É Preciso Pré-Aquecer o Forno?

Biscoitos caseiros Amanteigados