in

Dica: Quando é que se pode reutilizar Óleo de cozinha

Mais outra pergunta, neste caso sobre quando é que se deve reutilizar óleo de fritar ou se é possível reutilizar óleo de cozinha, a resposta curta é sim! Claro que se pode mas existem algumas condições e algumas notas a ter em conta.

Como e Quando se deve Reutilizar Óleo de Cozinha

O tipo de óleo é importante – Se fores fritar em óleo mais finos como azeite ou manteiga então ao fritar vai perder muitas das suas qualidade, voltar a fritar então já não não tem nada sem ser a gordura, usa óleo para fritar com um ponto de fumo bem alto se estás a pensar em reutilizar, quanto maior o ponto de fumo mais vezes podes reutilizar.

Filtra sempre o óleo entre frituras – Entre frituras quando o óleo estiver frio, escorre este com um filtro de café, uma escumadeira ou outros tipos de filtros não tiram muitas das partículas, quanto melhor filtrares melhor fica o óleo, as partículas suspensas no óleo é que diminuem o ponto de fumo e começam a deteriorar o óleo, quantas mais, pior o óleo.

O óleo vai ficar com o sabor do que fritares – Não é necessariamente um problema mas se fritares peixe e de seguida quiseres fritar croquetes os croquetes vão ficar com sabor a peixe frito, por isso pensar ou lembrar o que foi frito da primeira vez antes de voltar a utilizar o mesmo óleo.

Se tens pouco óleo usado não adiciones mais óleo novo – Se precisas de acabar de fritar algo, não tem problema adicionares um pouco mais de óleo novo, mas depois deita tudo fora, ir fritando várias vezes adicionando óleo novo é desperdiçar bom óleo, mais vale deitar o óleo velho fora e usar só novo, sempre!

Toma atenção aos inimigos do óleo – Coisas como sal, ar, água, temperatura, partículas suspensas e sabão são tudo coisas que se tiverem em contacto com o óleo vão estragar o óleo ou deteriorar rapidamente o óleo.

Olha para a cor e cheiro do óleo – Se o óleo é visivelmente diferente do óleo original então está na altura de deitar fora, da mesma forma se tiver um cheiro intenso então ou o óleo ou as partículas suspensas já estão a apodrecer, está na altura de deitar fora.

Se deitar fumo deita o óleo fora – Se o óleo começar a fumegar ou a fritar da primeira vez ele fumegar então o óleo não é bom ou já não está bom para cozinhar, deitar fora.

Não reusar mais de 3 vezes – Porque esta é a recomendação nos livros de culinária, por isso é uma boa ideia, aliás se não estás a fritar comercialmente num restaurante e só fritas batatas fritas então é boa ideia depois de usar 3 vezes, é melhor deitar fora.

Não reusar se ficar muito tempo sem usar – Se deixares o óleo muito tempo entre usos, se o óleo já foi usado as partículas suspensas, o oxigénio e a luz solar vão começar a deteriorar rapidamente o óleo, mais vale deitar fora e não arriscar.

Noto que as regras num restaurante são diferentes que em casa, muitas vezes um restaurante tem um óleo especifico para fritar só uma coisa especifica tipo batatas fritas, por isso conseguem usar o óleo por vezes 6 ou mais vezes sem mudar, mas num restaurante muitas vezes as fritadeira são especiais com filtros ou o óleo é filtrado diariamente, coisas que claro não conseguimos fazer em casa, no entanto nota que muitos restaurantes não tem cuidados com óleo e depois a comer batatas fritas ou outros fritos podes notar no sabor e cor se usaram óleo bom ou óleo demasiado velho.

Já agora ponto de fumo é a forma simples de compreender qual é a resistência ao calor do óleo, se este começar a fumegar quer dizer que é um óleo que não aguenta temperaturas elevadas ou que está demasiado deteriorado.

Também a melhor forma de deitar o óleo fora é pôr de volta na garrafa e deitar num contentor de óleo ou num ecoponto que tenha uma secção para óleo, ou no lixo geral se tiver de ser, nunca deitar o óleo para os esgotos!

Por fim se tiverem curiosidade em saber as minhas regras para reutilizar óleo é bem simples eu raramente frito, por isso 99% das vezes só uso o óleo 1 vez, também se sei que vou fritar outra vez eu guardo o óleo se for fritar algo similar, por exemplo se fritei pasteis ou um panado e depois estou a pensar fritar croutons (pequenos pedaços de pão frito, bom para pôr em saladas ou sopas) eu filtro e reutilizo o óleo, mas se for fritar por exemplo doces, então uso óleo novo porque não quero que o sabor da primeira coisa que fritei vá para a segunda coisa que for fritar.

E já está, espero que tenha sido útil e até a próxima ;D

Fonte: https://www.iguaria.com/

Sopa de agrião à portuguesa

Dica: É Preciso Pré-Aquecer o Forno?