in

O segredo para o meu Arroz de Grelos perfeito

Foto de withchocolatebrown.blogspot

O arroz é, sem dúvida, o meu acompanhamento predileto. Seja na sua simplicidade como arroz branco ou na indulgência de um arroz malandrinho com um delicioso molho, sempre me agrada. Este, em particular, possui o toque sutilmente amargo dos grelos, um detalhe que aprecio imensamente.

Foto de withchocolatebrown.blogspot

Atualmente, tendemos a recorrer mais ao arroz branco como acompanhamento, seja pela sua versatilidade, praticidade ou por ser do agrado das crianças. No entanto, tenho uma inclinação especial por um arroz mais elaborado como este, que evoca memórias das refeições na casa da minha avó. Recorda-me os tempos em que a comida era preparada com esmero para sustentar os agricultores e pastores que laboravam incansavelmente sob o sol, garantindo que houvesse alimento na mesa.

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • 1 ou 2 tomates bem maduros (preferencialmente 1 grande)
  • 3,5 canecas de água (a quantidade de água deve ser aproximadamente 3 vezes maior que a do arroz, com um adicional para compensar a evaporação durante o cozimento)
  • 1 caneca de arroz
  • 300g de grelos limpos
  • Sal a gosto
Foto de withchocolatebrown.blogspot

Preparação:

Comece picando os dentes de alho e a cebola e coloque-os em uma panela em fogo alto até murcharem.

Enquanto isso, leve a água para ferver em uma chaleira elétrica ou em outra panela.

Acrescente os tomates picados à mistura de alho e cebola e refogue por cerca de 5 minutos em fogo médio, mexendo ocasionalmente.

Quando a água estiver fervendo, adicione-a à panela juntamente com o arroz, os grelos e o sal. Deixe em fogo alto até começar a ferver.

Foto de withchocolatebrown.blogspot

Assim que ferver, tampe a panela, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por 5 minutos.

Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 3 minutos para que o arroz termine de cozinhar. Em seguida, mexa bem e sirva imediatamente, enquanto o arroz está solto e ligeiramente úmido, conhecido como “arroza malandrinho”.

Broínhas de manteiga que se faziam em casa dos meus avós com mais de 70 anos

Legumes à Brás