in

Veja como antigamente se fazia Vinho Caseiro

O vinho é fabricado pelo homem há milhares de anos. Ele pode ser feito usando qualquer fruta, apesar de as uvas serem a escolha mais popular. Depois de misturar os ingredientes, deve-se deixar o vinho fermentar, para que então ele envelheça; e, por fim, engarrafar. Esse simples e antigo processo, explicado a seguir, resulta num delicioso vinho do qual você poderá se orgulhar de ter feito você mesmo.

Ingredientes

  • 16 copos da fruta;
  • 2 copos de mel;
  • 1 pacote de levedura;
  • Água filtrada.

1 – Arrume os suprimentos.

Além dos ingredientes para o vinho, você precisará de alguns suprimentos básicos para garantir que o vinho envelheça sem ser afetado por insetos ou bactérias. Fazer vinho em casa não é caro; por isso, não é necessário gastar muito com nenhum equipamento especial. Você precisará dos seguintes suprimentos:

  • Uma jarra ou panela de 9 litros de vidro ou barro ou porcelana (muitas vezes encontrada em lojas vintage ou de segunda mão; no entanto, é bom lembrar que muitos desses potes podem ter sido usados anteriormente para conservar chucrute ou picles, que contaminam o vinho).
  • Um galão de vidro com abertura estreita (tipo galão de água mineral);
  • Uma câmara vedante;
  • Um tubo fino de plástico para ser usado como sifão;
  • Garrafas de vinho limpas com rolhas ou tampas de rosca;
  • Um tablete de Campden (opcional).

2 Escolha a fruta que será usada.

O vinho pode ser feito com qualquer fruta, apesar de as uvas e frutas silvestres serem as escolhas mais populares. Escolha as frutas mais maduras. É melhor escolher frutas orgânicas que não tenham sido tratadas com produto químico, pois não é bom que químicos entrem no seu vinho. Se possível, colha você mesmo as frutas ou as compre num mercado orgânico ou direto do produtor.

3 – Limpe a fruta.

Tire os caules e as folhas e remova todas as partículas de sujeira ou areia das frutas. Lave as frutas minuciosamente e coloque-as na jarra. Você pode descascar as frutas antes de esmagá-las, mas daí muito do sabor do vinho virá da sua pele.[1] Descascar as frutas deixa o vinho bem mais suave.
Alguns fabricantes optam por não lavarem as frutas antes do esmagamento. Como a fruta possui leveduras naturais na casca, é possível fazer vinho usando apenas a levedura da casca e do ar. No entanto, lavar a fruta e controlar a levedura garantem que o sabor do vinho será do seu agrado; a levedura selvagem pode produzir sabores desagradáveis. Se você quiser fazer uma experiência, faça dois lotes de vinho – um com levedura controlada e outro com levedura selvagem. Isso vai ajudá-lo a descobrir sua opção predileta.

4 – Esmague as frutas.

Com um espremedor de batata ou com as mãos, esmague e esprema as frutas para liberar o suco. Faça isso até que o nível do suco fique a 4 centímetros da borda da jarra. Se você não tiver fruta ou suco suficiente para encher até essa marca, complete com água filtrada. Adicione um tablete Campden, que libera dióxido de enxofre na mistura, matando leveduras selvagens e bactérias.[2] Se você estiver fazendo o vinho com levedura selvagem, não faça isso.
Como alternativa ao tablete, você pode adicionar 2 xícaras de água fervida na fruta.
A água da torneira pode afetar o sabor do vinho, pois ela contém aditivos. Sempre use água filtrada ou engarrafada.[3]

5 – Adicione e mexa o mel.

O mel será o alimento da levedura, além de adoçar o vinho. A quantidade de mel usado afetará diretamente a doçura do vinho. Se você prefere vinho doce, adicione mais mel. Se você não gostar dele doce, coloque até 2 xícaras de mel. Considere a doçura da fruta que você está usando também. Como as uvas têm alto teor de açúcar, você não precisa adicionar muito mel ao vinho de uva. Já as frutas silvestres e outras frutas com menor teor de açúcar precisam de um pouco mais de mel.
Você pode adicionar açúcar ou açúcar mascavo em vez de mel, se preferir.
Você poderá adicionar mel mais tarde, se o vinho não ficar tão doce quanto você gostaria.

6 – Adicione a levedura.

Se você estiver usando sua própria levedura, agora é a hora de adicioná-la. Despeje-a na jarra de barro e mexa a mistura com uma colher de cabo longo.[4] Essa mistura se chama mosto.
Se você estiver fazendo vinho com levedura selvagem, pode pular esta etapa.

Parte 2 – FERMENTAÇÃO


1
Cubra a jarra e deixe o mosto descansar por uma noite. É importante usar uma cobertura que mantenha os insetos fora, mas que permita o ar fluir e escapar do recipiente. Você pode usar uma tampa projetada para essa finalidade, ou ainda esticar um pano ou camiseta sobre a abertura e fixá-lo com um elástico. Coloque a jarra coberta numa área com temperatura em torno de 20 graus durante a noite.
Deixar a jarra num local mais fresco atrapalhará o crescimento da levedura. Deixá-la num lugar quente demais matará a levedura. Encontre um lugar abrigado na cozinha.


2
Mexa o mosto algumas vezes por dia. No dia seguinte, descubra-a e mexa bem, e cubra novamente. Faça isso a cada 4 horas ou mais no primeiro dia; então, continue mexendo algumas vezes por dia pelos próximos 3 dias. A mistura deve começar a borbulhar quando a levedura entrar em ação. Esse é o processo de fermentação que deixa o vinho delicioso.[5]



3
Separe os sólidos e passe o líquido pelo sifão. Quando o borbulhamento ficar mais lento (cerca de 3 dias depois), é hora de retirar os sólidos e passar o líquido pelo sifão até o garrafão para o longo período de armazenamento. Após essa etapa, fixe a câmara vedante na abertura para permitir a liberação dos gases e ao mesmo tempo evitar que o ar entre e estrague o vinho.
Se você não tiver uma câmara vedante, use um pequeno balão colocado sobre a abertura. De vez em quando, retire o balão para deixar sair o gás e coloque outro imediatamente.



4
Deixe o vinho envelhecer durante pelo menos um mês. É melhor deixá-lo envelhecer por até nove meses; o vinho terá um gosto mais suave, resultando num sabor muito melhor. Se você tiver usado mais mel no vinho, é melhor deixá-lo envelhecer mais, senão ele terá um sabor muito doce quando você for beber.



5
Engarrafe o vinho. Para evitar que o vinho tenha alguma bactéria que o transforme em vinagre, adicione um tablete Campden à mistura assim que você remover a câmara. Passe o vinho pelo sifão até as garrafas limpas e encha-as quase até a borda. Tampe-as com rolha imediatamente. Deixe o vinho envelhecer mais na garrafa ou aprecie-o imediatamente.[6]
Use garrafas escuras para preservar a cor do vinho.


Parte 3 – DICAS


1
Aprenda os truques de produção de um vinho de sucesso. O vinho é fabricado pelo homem há milhares de anos, e ele aprendeu alguns truques durante esse tempo. Tenha em mente o seguinte quando fizer seu próprio vinho pela primeira vez:
Utilize equipamento extremamente limpo para evitar que as bactérias estraguem o vinho.
Mantenha a primeira fermentação coberta, mas permitindo a ventilação.
Evite que a segunda fermentação entre em contato com o ar.
Mantenha todas os as garrafas cheias para minimizar a quantidade de oxigênio dentro.
Mantenha o vinho tinto em garrafas escuras para que eles não percam a cor.
Faça vinho bem seco em vez de muito doce: é possível adicionar açúcar depois.
Prove o vinho de tempo em tempo durante a produção para garantir que o processo está indo bem.

2
Tome precauções na vinificação caseira. Evitar algumas armadilhas comuns garantem o sucesso da empreitada. O que não fazer:
Vender seu vinho caseiro, pois é ilegal.
Deixar moscas entrarem em contato com o vinho.
Usar recipientes de metal.
Usar ferramentas ou outros recipientes feitos de madeira resinosa, pois resina estraga o sabor do vinho.
Acelerar a fermentação, alterando a temperatura.
Filtrar precocemente sem nenhuma razão.
Guardar o vinho em recipientes ou garrafas não esterilizadas.
Engarrafar o vinho antes de terminar a fermentação.

Fonte: https://pt.wikihow.com/

Enchidos Assados no lume á lareira como antigamente

Receita do Ensopado de Cabeça de Borrego da Avó Maria