
O Bacalhau à Dona Zé, prato que, com a introdução de uma generosa parte verde, contorna de forma deliciosa esta vulgaridade em que os bacalhaus “escondidos” de tabuleiro se tornaram, será o meu contributo para o tema “comida de festa” !
Ingredientes:
- Bacalhau demolhado
- Batatas
- Cenouras
- Cebola
- Alhos
- Azeite
- Sal e pimenta
- Natas frescas
- Queijo ralado
- Espinafres
- Pão ralado
Preparação:
Coza batatas e cenouras e esmague-as. Reserve.
Escalde bacalhau (partes finas, badanas, cabeça e rabos) e limpe de peles e espinhas. Refogue cebola e alhos em azeite, sem deixar alourar e passe neste refogado o bacalhau, acertando sal e pimenta.
Misture o bacalhau com o puré juntando natas e queijo ralado, ambos abundantes e envolva bem.
Disponha uma camada deste preparado numa forma, tabuleiro ou assadeira, depois uma camada com cerca de um dedo de espessura de espinafres escaldados e cortados miúdo e por fim acabe de encher com o resto do puré e bacalhau.
Polvilhe com pão ralado,sacuda ou sopre o excesso e leve a gratinar em forno quente por cerca de 15-20 minutos ou até estar bem alourado.
Faço por vezes uma variante quando o bacalhau se destina a refeição apenas para dois em que a apresentação é feita em ramequim individual e em vez de espinafres, sempre consensuais e portanto ideais para festa, uso grelos cozidos, cujo amargor vai especialmente bem com a suavidade das natas e com o meu gosto.
Fonte: https://outrascomidas.blogspot.com/