Arroz de Navalhas – Muito aconselhável, no prato, será a companhia de uns peixes fritos que tanto podem ser uns linguadinhos como umas enguias, umas petingas ou mesmo umas ovas.

O lingueirão ou navalha, como todos os bivalves quer-se muito fresco e bem limpo de areia.
Sem truques, foi assim…
Ingredientes (para 6):
- 0,25L (1 caneca) Arroz carolino
- 0,5kg Lingueirão
- 3 Tomates médios pelados e picados
- 1L Água
- Cebola picada
- Alho picado
- 1 Malagueta
- 1 colher de sopa Pimentão Fumado
- Sal qb
- Coentros (para quem gosta, só no final)





Preparação:
- Lavar bem os lingueirões para remover qualquer resíduo de areia ou lodo na casca e colocá-los a cozer num tachinho, cobertos de água com uma colher de chá de sal. Desligar o fogão após 1 minuto de fervura e retirar os lingueirões da água com uma escumadeira (para não trazerem algum vestígio de areia que possa residir no fundo do tacho.
- Retirar as cascas aos lingueirões.
- Entretanto, filtra a água cuidadosamente (que servirá para cozinhar o arroz) rejeitando a do fundo (que poderá ter alguma areia).
- Preparar um refogado num tacho largo em lume brando, com o azeite, a cebola, o alho, o pimentão e o piri piri. Quando a cebola estiver translúcida juntar o tomate que deverá cozinhar durante 10 minutos a ferver (mexer ocasionalmente).
- Triturar esta “tomatada” com a varinha adicionando, se necessário, um pouco do caldo da cozedura dos lingueirões.
- Adicionar o caldo restante e levar ao lume até ferver. Verter o arroz que deverá ferver 6 minutos. Juntarar os lingueirões e deixar por mais 1 minuto.
- Tapar para o tacho e servir de seguida.
Fonte; https://comopaoparalaranjas.blogspot.com/