Bola Doce Mirandesa. Um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos de Miranda do Douro!

Bola Doce Mirandesa

Bola Doce Mirandesa – Ideal para quem não gosta de bolos muito doces, assim como eu. 

A Bola Doce Mirandesa é um ex-libris de Miranda do Douro. Trata-se de um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos do concelho. É um bolo doce, com sabor intenso a canela. A massa, semelhante à do folar mas mais fina, é intercalada com camadas de recheio de açúcar e canela.

A Bola Doce Mirandesa constitui uma referência na região, sendo especialmente consumida na Páscoa. Ao contrário da maioria dos folares é constituído por uma massa fofa e húmida, devido ao recheio.

Bola Doce Mirandesa

Espero que gostem

Ingredientes

  • 250g de leite
  • 50g de manteiga à temperatura ambiente
  • 160g de açúcar
  • 20g de fermento de padeiro fresco
  • 500g de farinha sem fermento ( tive que acrescentar mais 100 ou 150)
  • 1 colher de chá de sal
  • 50g de azeite
  • 1 ovo
  • 2 gemas de ovo
  • 20g de canela em pó

Preparação Bimby

Colocar no copo o leite, 25g de manteiga, 10g de açúcar e o fermento, aquecer 1 minuto, temperatura 37, velocidade 1.

Adicionar a farinha e o sal e amassar 2 minutos na velocidade espiga. Deixar levedar dentro do copo até duplicar de volume, cerca de 1 hora.

Baixar o que estiver agarrado às paredes do copo com a espátula e adicionar o azeite, o ovo, as gemas, 25g de manteiga e amassar mais 1 minuto na velocidade espiga. Nesta fase tive que adicionar mais um bocado de farinha porque a massa ficou muito mole e peganhenta.

Pré aquecer o forno a 180º. 

Numa supeficie polvilhada de farinha e com a ajuda de um rolo esticar 1/3 da massa e forrar o fundo e as laterais de um tabuleiro untado com 30X25 cm. Polvilhar com 2 colheres de sopa de açúcar e canela.

Dividir a restante massa em 5 pedaços iguais e estender finamente cada um em rectângulo. Ir colocando no tabuleiro alternando cada camada de massa com açúcar e canela, de modo a ficar bem coberto com esta mistura. Unir as extremidades da ultima camada com as laterais e fechar bem. Polvilhar apenas com açúcar e levar ao forno cerca de 25 minutos.

Servir morna ou fria.

Preparação Tradicional (não testada)

Aquecer um pouco o leite e dissolver o fermento. Juntar 25g de manteiga, 10g de açúcar e mexer bem. Acrescentar a farinha  e o sal e amassar um pouco.

Deixar levedar até duplicar de volume.

Adicionar o ovo, as gemas, o azeite e a restante manteiga e amassar mais um pouco até obter uma massa macia . Se necessário adicionar mais farinha.

Para montar a bola, proceder como mencionado acima.

Fonte: http://paoebeldroegas.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo