Pá de Novilho Assado

Adoro estes pratos de carne, muito porque depois fico com muita “matéria-prima” para um monte de outros pratos, podes simplesmente usar em sandes, mas pode ser o recheio de uma pita ou tortilha, usar numa tosta ou juntar a um folar bombástico hehehe.

E não fico por aqui, esta é daquelas receitas que só tens de ficar de olho no forno, nada mais do que isso, basicamente uma peça de carne mais grossa vai precisar de mais tempo e uma mais fina menos tempo, fora disso, é literalmente temperar bem e levar ao forno nada que saber, super simples!

Receita de Pá de Novilho Assado

Ingredientes
Carne de Vaca – 1.6kg (Pá de Novilho)
Cebola – 1
Alho – 3 Dentes
Cenoura – 1
Bacon – 1 Fatia
Louro – 1 Folha
Vinho Branco – 1 Copo
Azeite – Uns Fios
Massa de Pimentão – 2 Colheres de Sopa
Molho de Soja – Um Fio
Paprika Fumada – 1 Colher de Sopa
Oregãos – Uma Pitada
Tomilho – Uma Pitada
Pimenta Caiena – Uma Pitada
Pimenta – Uma Pitada
Sal – Uma Pitada

Instruções

Pré-aquece o forno a 200 °C.
Num pirex ou tacho de forno junta fatias de cebola no fundo, seguido de cenoura picada, alho esmagado e pedaços de bacon.
Junta carne por cima (assim esta não fica em contacto com o fundo), vais temperar com massa de pimentão, louro, uns fios de azeite, molho de soja, paprika fumada, oregãos, tomilho, pimenta caiena, pimenta e sal.

Acaba por deitar um copo de vinho branco no fundo.
Leva ao forno e baixa este para 180 °C, cozinha por uns 10 minutos e depois tapa o tacho ou pirex, ou se não tens tampa cobre bem com folha de alumínio, deixa assar por uns 45 minutos, depende da grossura da peça de carne.
Quando estiver bem dourada podes retirar do forno, se não tens a certeza se está assada no meio, pica a carne com uma faca até o centro, se o líquido sair claro então está cozida, se sair liquido com cor então a carne ainda está crua por dentro.

Depois de pronta podes servir assim mesmo para cortar na mesa ou retira para uma tábua e corta fatias, bom apetite.

Nota: Podem ver na foto da carne fatiada que eu devia ter posto molho por cima para a carne ficar mais bonita na foto hehehe, mas a carne estava super tenra, podias desfazer com os dedos com ainda um pouco de rosado no centro ;D

Fonte; https://www.iguaria.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo