COMO COZER CAMARÃO, PARECE FÁCIL, MAS NEM SEMPRE CORRE BEM!

COMO COZER CAMARÃO, PARECE FÁCIL, MAS NEM SEMPRE CORRE BEM!

COM ESTAS DICAS PASSARÁ A TER SEMPRE UM CAMARÃO MARAVILHOSO COZIDO!

Em primeiro lugar: se queremos servir um camarão delicioso terá que ser sempre selvagem, o de aquicultura serve para enganar, mas no dia seguinte ninguém se lembrará do maravilhoso camarão cozido que comeu.

Em segundo lugar: se conseguir camarão fresco, prefira ao congelado. Eu utilizo quase sempre o congelado, infelizmente no interior de Portugal é muito difícil encontrar camarão fresco e de qualidade..

Saudades do mercado de Olhão em Maio/Junho quando encontramos o camarão lindo, em época de mudança de casca! O melhor camarão que alguma vez comi! Este basta ser cozido na água do mar e choque térmico, uma iguaria…

Preparação

Se o camarão for congelado, passar o camarão em água corrente.

Preparar num alguidar água fria com uns 2 ou 3 punhados de sal e mexer até que o sal se dissolva, adicionar cubos de gelo à água e aguardar. A água deverá ficar realmente salgada para que depois o camarão apanhe o gosto.

Levar o camarão a cozer em água com sal (não vale a pena abusar no sal, porque o sabor do sal será apanhado na água que preparámos anteriormente, e a água da cozedura depois poderá ser utilizada noutra comida, como por exemplo: arroz de marisco, creme de marisco, açorda …)

e malaguetas de piri-piri a gosto durante 1 minuto a ferver se for pequeno, o tempo depende do tamanho mas nunca deverá passar os 5 minutos, caso contrário fica seco e tipo borracha.

Assim que a cozedura esteja feita retirar imediatamente o camarão escoado para a água gelada e salgada, deixar o camarão .

Quanto mais tempo ficar, mais sal apanha. Eu vou provando até estar no ponto! O camarão terá tendência a ficar um pouco mais salgado se não for comido de imediato, pelo que recomendo que se coza pouco antes de ser servido.

Se for um camarão de qualidade, não necessita dos famosos molhos e outros tais, porque só o seu sabor dispensa outras distrações ao nosso palato!
Venha então um belo de um vinho verde bem fresquinho!

Texto http://www.receitasespeciais.pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *