Em Portugal, sobremesas feitas à base de ovos são muito comuns, com muitas variedades regionais. Uma muito famosa é a torta de Azeitão, uma torta muito coberta de gema de ovo doce e canela, enrolada na perfeição. Estas tortas são uma alegria para quem gosta de doces, e um petisco a não perder se passares por Azeitão.

Ingredientes
Massa da Torta
- Ovo – 10
- Açúcar – 180gr
- Farinha Maizena – 50gr
- Limão – 1/2 Raspa (Opcional)
- Manteiga – Para Untar
- Doce de Ovos
- Gemas – 6
- Açúcar – 90gr
- Água – 180ml
Para Montar
- Canela – A gosto
Instruções
Para a massa começa numa taça, bate as gemas com açúcar até se tornar num creme homogéneo e esbranquiçado, de seguida junta a farinha maizena com a ajuda de uma peneira para não criar grumos, se quiseres podes juntar agora a raspa de 1/2 limão.
Bate as claras em castelo, depois junta as claras ás gemas, envolvendo bem com uma colher de pau, tu queres manter tudo fofo e suave, nada de bater!
Unta um tabuleiro grande de tortas, forra com papel vegetal e unta este com manteiga polvilhada com farinha, a camada de torta tem de ser fina (uns 2cm), por isso se não tiveres um tabuleiro grande, usa 2 tabuleiros.
Verte a massa para o tabuleiro e deixa ela repousar uns 30 minutos, vais fazer isto para que as gemas comecem a separar das claras, o que depois de cozidas dão o aspeto famoso das tortas.
Leva a forno médio alto (220C), só com calor a vir debaixo (tu não queres tostar o bolo), e cozer por uns 15minutos, não queres super bem cozido, senão ele perde a elasticidade e torna-se mais difícil enrolar.
Para o doce de ovos, enquanto a massa coze, coloca num pequeno tacho a água com o açúcar e começa a ferver até atingir o ponto fio (por volta de uns 10minutos), a parte bate-se as gemas.

Quando o açúcar atingir o ponto, vais verter aos pontos para cima da gemas batendo sempre sem parar, depois de todo o açúcar vertido, leva ao lume para engrossar um pouco, quando tiver ao teu gosto retira do lume.
No fim monta a torta de azeitão desenformando o bolo, para cima de um pano e retira o papel vegetal, imediatamente barra tudo com o doce de ovos, polvilha canela por cima do doce de ovos, eu gosto de fazer uns riscos, assim apanhas canela só de vez em quando.
Corta a massa em tiras retangulares de 12 por 8 e enrola cada 1 com a ajuda do pano, e estão prontas a saborear!
Dica: Tradicionalmente tu fazes várias tartinhas, mas também fica muito bom como uma tarte grande.
https://www.iguaria.com/