in

BOLO DOS DISCOS

 Queria fazer um bolo, mas queria algo nosso, da nossa doçaria. Esta colecção de livros tem as receitas de Norte a Sul, as nossas receitas que por vezes se esquece, o que não é o meu caso, basta eu ser uma eterna apaixonada pela Maria de Lurdes Modesto, nunca posso esquecer o que é nosso❤

Ingredientes:
-250 g de amêndoa
-150 g de açúcar
-6 claras

Bati as claras em castelo muito firme. Juntei o açúcar continuando a bater. Mistura-se a amêndoa pelada e passada pela máquina só a envolver. (Eu juntei a amêndoa passada pela máquina (moída) com casca). Vai ao forno médio a cozer, em formas baixas de 21 cm de diâmetro, bem untadas com manteiga e polvilhadas de farinha. Esta porção dá para 4 bolachas que se sobrepõem, recheando. com ovos moles. Cobre-se depois o bolo com os mesmos e polvilha-se com amêndoa ralada e levemente torrada. (Ovos moles 8 gemas e 200 g de açúcar)


Nota: Fiz só 3, só tenho 3 formas de 20 cm, não me apeteceu sair de minha casa para ir comprar mais uma forma, só saio de casa para o indespensável, o que não era o caso, saiu um bolo com 3 discos em vez de 4, tudo se remedeia. Além, que já tenho formas para as próximas encarnações. Não fiz os ovos moles com 8 gemas e sim com as 6 gemas que sobrou do bolo e 6 c. de sopa de açúcar. Ah, e esqueci de colocar a amêndoa polvilhada por cima do bolo, só quando estava a escrever aqui no blog a receita é que vi a falha, que não foi nenhuma, pois o bolo ficou brutal.😋 Untei as formas com manteiga, e forrei  os fundos das formas com papel vegetal também untado e depois polvilhei as formas com pão ralado.

P.S. Ovos moles, 6 gemas, 6 c. de sopa de água e 6 c. de sopa de açúcar.

https://cozinharcomosanjos.blogspot.com/

Beijinho de Colher

Doce de claras – vai tornar-se a sua sobremesa preferida!