in ,

Pudinzinhos de caramelo

Façam…. não se vão arrepender! Prometo!!!

  • 500ml de natas MG>35%
  • 250ml leite
  • 150g de açúcar
  • 2 ovos grandes
  • 5 gemas de ovos grandes

Centre uma grade no forno e pré-aqueça-o a 150º. Coloque 8 taças de 120 ml num tabuleiro de beiras altas e ferva água numa chaleira. Misture as natas com o leite a aqueça no micro-ondas ou num tacho em lume médio. Reserve. 

Meça 50 gramas de açúcar e reserve. Leve a lume médio-alto um tacho de tamanho médio e deite duas colheres de sopa do restante açúcar. Quando começar a caramelizar, mexa e junte mais duas colheres de açúcar, continuando a mexer até ficar escuro. Repita o processo com o restante açúcar, juntando sempre 2 colheres de sopa de cada vez. Quando estiver escuro, da cor do mogno, junte a mistura das natas com o leite. Cuidado, irá borbulhar e salpicar, mas é normal. Continue a mexer até ficar suave. Retire do lume.

Junte numa taça os ovos, as gemas e o açúcar e bata com uma vara de arames até ficar pálido e engrossar ligeiramente. Sem parar de bater, junte um pouco do caramelo para aquecer os ovos de modo a não talharem. Continue a bater e deite lentamente o resto do caramelo. Retire a espuma que se forma no cimo do creme e verta-o nas taças.

Encha o tabuleiro com água quente até subir a metade das taças. Cubra o tabuleiro com película aderente, faça dois furos nas extremidades da película e leve cuidadosamente ao forno.
Cozinhe entre 35 e 40 minutos, até escurecerem ligeiramente e abanarem apenas no centro. Retire do forno e deixe arrefecer ainda na água durante 10 minutos. Retire a película, tire as taças da água e deixe arrefecer completamente. Coloque-os no frigorífico até servir.

Fonte; dentesedoces

Tarte de Amêndoa da minha avó. A melhor do mundo!

Bifes no Tacho com Cogumelos e molho cremoso