Borrego, Frito em Vinho
Ingredientes (3-4 pessoas):
- 1 kg de borrego nacional, de pasto
- Sal marinho integral
- Pimenta preta
- Alhos e louro
- 40g de banha de porco
- 0,75l de vinho branco seco
- 0,75Kg de batatas
- 30g de manteiga
- Orégãos secos
- Espinafres
- Fio de azeite
Preparação:
Qualquer parte do borrego serve para esta preparação, sendo as melhores as costelas e as costeletas. Neste caso usei pá, cachaço e costelas (peito), mas também se pode fazer com perna ou mão; este prato vive da técnica de confeção, mais que da qualidade da carne e pode ser feito também com qualquer outra carne apropriada para fritar (ave, porco, etc.).
Desosse a carne dos ossos grandes, e parta-a em bifinhos finos, pedaços de peito, etc.
Tempere com sal, pimenta, alhos cortados ao meio e louro e deixe por 1 hora.
Frite a carne rapidamente em lume muito forte e banha.
Quando estiver selada, adicione cerca de meio copo de vinho branco, passe o calor para médio e deixe evaporar completamente o vinho até a carne recomeçar a fritar apenas na gordura, altura em junta mais meio copo de vinho e por aí em diante, virando a carne, tendo o cuidado de deixar sempre caramelizar um pouco antes de juntar a nova dose de vinho, até que, cerca de uma hora depois ou um pouco mais, a garrafa de vinho está esgotada e fará uma última adição de meio copo de água, as metades de alho desapareceram e a cozinha (e a casa) está pefumada com um aroma único que pôs todos os seus mediadores químicos do prazer em alerta máximo, preparados para o transe que se segue: a degustação.
Deixe apenas evaporar metade dessa última adição de água, de modo a que todo o caramelo fique perfeitamente levantado e sirva com um puré de batata natural, feito espremendo batatas cozidas em água e sal e derretendo sobre os fiapos espremidos a manteiga, juntando orégãos com generosidade e alguma pimenta, ,mexa bem e apresente assim mesmo ou em quenelles. Espinafres salteados rapidamente num fio de azeite aromatizado com um dente de alho e temperado ao de leve com sal e pimenta ficam também muito bem.
Fonte; https://outrascomidas.blogspot.com/
Publicar comentário