in ,

Bacalhau no Pão Português

2 postas de bacalhau
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 pão da avó grande
½ couve coração
4 c. sopa azeite
2 tomate
1 c. chá sal
qb pimenta de moinho
1 c. chá canela em pó
1 c. chá pimentão-doce
1 c. café noz-moscada
1 ramo de coentros
1 cebola

  1. Coloque as postas de bacalhau num tacho com água, junte a folha de louro e um dente de alho esborrachado e leve a ferver 8 a 10 minutos, em lume brando.
  2. Corte uma tampa ao pão e retire o miolo do interior. Esfarele e reserve. Corte finamente a couve coração.
  3. Coe a água da cozedura do bacalhau sobre o miolo do pão até o cobrir. Escorra a restante água e deixe arrefecer um pouco o bacalhau. Reserve.
  4. Pique finamente os restantes dentes de alho descascados. Aqueça metade do azeite num tacho e junte metade dos alhos picados. Quando começarem a alourar, adicione o tomate pelado e sem sementes, cortado em cubos pequenos.
  5. Tempere com uma colher de chá de sal e um pouco de pimenta e polvilhe com as especiarias. Cozinhe em lume moderado cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o pão bem espremido e deixe ferver, mexendo de vez em quando até ganhar consistência. Retire do lume e junte os coentros picados (reserve alguns).
  6. Leve ao lume o restante azeite com a cebola cortada em rodelas e os restantes alhos picados e deixe cozinhar até a cebola amolecer. Junte a couve e cozinhe mais 5 a 10 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente.
  7. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e junte as lascas à mistura de cebola e couve. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura e deixe cozinhar mais 2 a 3 minutos.
  8. Ligue o forno a 180º C.
  9. Misture o bacalhau com o preparado de tomate e recheie o pão. Coloque o pão num tabuleiro de forno forrado com uma folha de papel vegetal e recheie-o com o preparado de tomate e bacalhau.
  10. Cubra com a tampa, embrulhe-o em papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos. Salpique com os coentros picados reservados.

Fonte original todos os direitos reservados a:

https://media.rtp.pt/anossatarde/artigos/receita-bacalhau-no-pao/

“Polvo à Lagareiro” O prato preferido para os almoços de fim de semana

Bolo de Bolacha com creme flan e cobertura de chocolate