Sopa de cebola à francesa

Sopa de cebola à francesa

A sopa de cebola é uma das mais famosas e tradicionais receitas da culinária francesa. Sua origem remonta à época medieval, quando a cebola era um ingrediente muito comum na alimentação da população. Naquela época, a sopa de cebola era considerada uma comida simples e humilde, preparada com ingredientes básicos como cebolas, pão e água.

Com o tempo, a sopa de cebola se popularizou e se tornou uma das principais opções de entrada nos cardápios dos restaurantes franceses. A receita original foi aprimorada, incorporando ingredientes como vinho branco, caldo de carne e queijo gruyère, o que conferiu mais sabor e requinte ao prato.

Durante a década de 1960, a sopa de cebola francesa ganhou fama internacional após ser servida no famoso restaurante Les Halles, em Paris, que era frequentado por celebridades como Julia Child e Anthony Bourdain. Desde então, a sopa de cebola se tornou um ícone da culinária francesa e é um prato presente em muitos restaurantes ao redor do mundo.

Atualmente, existem diversas variações da receita original da sopa de cebola francesa, que podem incluir ingredientes como bacon, cogumelos, cerveja e até mesmo champagne. No entanto, a receita clássica ainda é a preferida de muitos amantes da culinária francesa, que apreciam seu sabor marcante e reconfortante, principalmente nos dias mais frios.

A grande vantagem da sopa de cebola é que ela é feita com ingredientes simples e mesmo no fim do mês sem grana – afinal, cebola, manteiga/óleo, uma colherinha de farinha, água, pão velho e mesmo cascas de queijo podem ser usadas. Não é pra ser um prato sofisticado – os ingredientes são simples!

INGREDIENTS

  • 4 un cebolas grandes branca ou amarela
  • 60 g manteiga sem sal 4 colheres de sopa
  • 30 g azeite de oliva 2 colheres de sopa
  • 2 un dentes de alho picados
  • 10 g farinha de trigo 1 colher de sopa cheia
  • 1,5 L caldo de legumes, frango ou carne ver receita acima
  • 125 ml vinho branco 1/2 xícara
  • 1 un folha de louro
  • 1 colher de chá tomilho fresco picado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 un fatias de pão amanhecido pode ser qualquer tipo
  • 200 g queijo gruyére ralado pode ser outro tipo

Descasque as cebolas e corte-as de lado, fazendo rodelas finas.
Ponha a manteiga e o óleo de oliva na panela e derreta juntos em fogo médio-alto.

Adicione as cebolas e refogue, mexendo ocasionalmente, até que estejam caramelizadas e macias, cerca de 25 minutos, cuidando para não queimar
Adicione o alho e cozinhe por mais 1 minuto.
Adicione o vinho branco, misture bem e deixe evaporar.

Polvilhe a farinha de trigo sobre as cebolas e misture bem.
Adicione o caldo de legumes, o louro e o tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Deixe ferver, reduza o fogo para baixo e deixe a sopa cozinhar por mais 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente. Desligue o fogo.

Fonte: https://caramelodrama.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *