Cheesecake de dióspiro

Vão precisar de
Base:
- 300g de bolacha digestiva
- 80g de manteiga
- Recheio:
- 2 embalagens de queijo creme (400g)
- 1 pacote de natas (200ml)
- 2 diospiros
- 6 folhas de gelatina
- açúcar se os diospiros não forem muito doces ou se gostar mais doce (2 colheres de sopa)
Cobertura:
3 dióspiros maduros
sumo de 1/2 limão

Comecei por preparar a base, triturando a bolacha na picadora. Aqueci a manteiga no microondas e juntei a bolacha moída. Amassei até ter uma areia grossa compacta. Se acharem que está muito solta, não ponham mais manteiga mas sim um pouco de leite; ás vezes umas gotas de leite é suficiente para “ligar” a bolacha.

Numa forma de fundo amovível, coloquei papel vegetal antes de a fechar. O papel fica preso pela parte lateral da forma para quando desformar-mos ficar sem a base da forma. (ver fotos)
Foto depois de desformar; depois de desformado, “puxar” a folha de papel, colocando a nossa mão por baixo para apoiar.
Para o recheio, comecei por pôr as folhas de gelatina em água durante uns minutos para amolecerem. Quando moles, escorrias e coloquei no microondas uns segundos para derreterem.
Reduzi dois diospiros a puré e juntei as folhas de gelatina dissolvidas. Mexi e acrescentei o queijo creme. Bati até ter um creme. *Acrescentar aqui o açúcar caso queira; prove mas lembre-se que ainda vai ter cobertura que também está doce.
Bati as natas até estarem firmes.
Juntei os dois cremes e envolvi bem.
Verti para a forma em cima da bolacha e levei ao frio durante a noite (pelo menos 5 horas).
Para a cobertura, reduzi 3 diospiros a puré, depois de lhes retirar a pele e juntei sumo de 1/2 limão. Se estiver pouco espesso ou se gostarem da cobertura sólida, basta acrescentar 1 ou 2 folhas de gelatina amolecidas em água e derretidas por uns segundos no microondas e voltar ao frigorifico.
Desformei e verti o creme de diospiro por cima. Decorei com raspa de chocolate.
É uma verdadeira tentação…e sem açúcar!
Fonte: https://panelinhadesabores.blogspot.com/
