QUEM SE LEMBRA DOS BAILARICOS DE ALDEIA NO ALENTEJO?

🎶 O bailarico da aldeia — quando a rua se transformava em salão no coração do Alentejo

A fotografia a preto e branco guarda um retrato vivo de um tempo em que a festa se fazia com pouco, mas sabia a muito. Numa rua empedrada de uma aldeia alentejana, entre casas térreas caiadas de branco, juntam-se crianças, rapazes, raparigas, homens e mulheres para um tradicional bailarico popular, daqueles que davam vida às noites e aos domingos de muitas terras portuguesas entre as décadas de 1950 e 1960. Não havia luxos, nem grandes palcos, nem luzes de espetáculo. Havia música, gente e vontade de conviver.

Um dos pormenores mais expressivos da imagem é o palco improvisado, montado com tábuas e tonéis, onde vários rapazes tocam para animar a festa. Um segura o acordeão, outros acompanham com uma bateria simples, feita do que havia. Era assim, muitas vezes, que nasciam os conjuntos de baile das aldeias. Pequenos grupos locais, por vezes formados por familiares ou vizinhos, animavam casamentos, festas de verão, arraiais e bailaricos. Havia terras onde grupos assim eram conhecidos por nomes populares, como Conjunto Pai e Filhos, ou outros semelhantes, que ficavam na memória de quem os ouviu tocar.

Cá em baixo, os casais dançam encostados ao ritmo da música. Uns sorriem, outros parecem concentrados no compasso, tentando não falhar o passo. Não se dança apenas para passar o tempo. Dança-se para namorar, para ver e ser visto, para conversar entre músicas, para quebrar a dureza dos dias de trabalho. O bailarico era uma das poucas ocasiões em que a aldeia se vestia de outra disposição. As raparigas arranjavam-se, os rapazes penteavam-se com mais cuidado e toda a gente sabia que aquela festa era muito mais do que um simples momento de distração.

A imagem mostra também o lado social destas festas. Ao redor do baile, vêem-se crianças a observar, rapazes encostados às paredes, homens a conversar e mulheres a acompanhar o movimento. Numa aldeia, o bailarico não era só para quem dançava. Era um acontecimento de toda a comunidade. Os mais novos aprendiam a ver, os mais velhos recordavam outros tempos, e os adultos aproveitavam para se encontrar, trocar novidades e matar saudades de quem vivia noutra rua, noutro monte ou noutra povoação próxima.

Havia sempre histórias à volta de um bailarico. O rapaz que finalmente ganhou coragem para convidar uma rapariga. A mãe que, da janela ou no meio da multidão, vigiava discretamente a filha. O miúdo que queria ficar até ao fim, mesmo já cheio de sono. O tocador que não largava o acordeão durante horas. E havia também aquele ambiente muito próprio do Alentejo antigo, em que a festa não apagava a simplicidade da vida, mas dava-lhe cor por umas horas.

É provável que, depois da fotografia ser tirada, a música continuasse noite dentro. Talvez uma valsa, talvez um corridinho, talvez um passo de dança popular que todos conheciam. Entre uma música e outra, ouvia-se o burburinho da rua, o riso dos jovens e o som das conversas cruzadas. E ali, naquele espaço público transformado em salão ao ar livre, a aldeia reforçava uma coisa essencial: o sentido de comunidade.

Hoje, muitas dessas festas mudaram. Há palcos melhores, som mais potente, carros por todo o lado e outros ritmos musicais. Mas uma imagem como esta recorda um tempo em que um punhado de músicos, uma estrutura de madeira e uma rua caiada bastavam para fazer nascer uma grande noite de festa.

Mais do que um bailarico, a fotografia mostra uma forma de viver.

Mostra um Alentejo em que a rua era de todos.

Em que a música unia gerações.

E em que dançar, no meio da aldeia, era também uma maneira de celebrar a vida.