Alcatra da minha sogra
Quem a come diz apreciar muito e repete sempre, por isso é a sugestão que vos trago hoje.
A receita foi-me dada pela minha sogra, mas eu personalizei-a, pois é utilizada manteiga no tempero, ingrediente que eu substituí por azeite. Digamos que a “minha” alcatra regional tem um toque mediterrânico mais acentuado 🙂
O tipo de carne usada é de vaca. Podem usar rabadilha, cachaço (ou pescoço), aba das costelas (ou rodião com osso) e, obrigatório, uma ou duas peças de chambão com osso (para dar gosto). Eu costumo limpar ao máximo a carne de sebos e peles, coisa que a minha sogra sempre “reprovou”. Também costumo ser bastante comedida na utilização de ossos, mas os de chambão, reconheço, dão um gostinho muito melhor à alcatra.
Para começar, vão precisar de um “alguidar”, que é o equivalente ao que no continente designamos por caçoilo de barro (não vidrado).
Aqui está ele:
E depois, dos seguintes ingredientes:
3 kg de carne de vaca (das partes que referi anteriormente e consoante a capacidade do vosso alguidar)
2 cebolas
10 dentes de alho
2 punhadinhos de pimenta da Jamaica*
200 gr de bacon fumado
1 folha de louro
1 c. sopa de sal
1 fio de azeite
250 ml de vinho branco
250 ml de água
- Para quem não conhece, isto é pimenta da Jamaica:
Preparação:
Descascam-se as cebolas e os alhos e pica-se o bacon em cubinhos. Reserva-se.
No fundo do alguidar coloca-se 1 cebola picada, 5 dentes de alho tratados da mesma forma, metade do bacon aos cubos, 1 punhadinho de pimenta da Jamaica e a folha de louro. Assim:
Em seguida, dispõe-se a carne em pedaços generosos:
Por fim, cobre-se a mesma com os mesmos ingredientes que colocamos no fundo do alguidar (exceto o louro) mais o sal e o fio de azeite. Rega-se com uma mistura de vinho branco e água…
… tapa-se e vai ao forno 5 horas!!!
Costumo deixar cozinhar cerca de 1:30h com o lume no máximo. No final deste tempo, retiro, destapo e viro as peças de carne do cimo. Volto a tapar e a colocar no forno, reduzindo a temperatura para o mínimo.
Convém repetir o processo de viragem da carne, mais uma vez ou duas, e provar, para ver se é necessário adicionar sal ou mais molho (vinho branco e água).
E o resultado final é este, acompanhado com puré de batata feito pela Bimby.
São servidos?
Se ficaram com alguma dúvida é só dizerem.
É um prato demorado, mas a sua preparação é simples e rápida. Normalmente, preparo-o na 6ª feira à noite e, no sábado de manhã, coloco no forno. Se fizerem de véspera vão ver que é muito melhor!
Um beijinho e boas férias!
https://receitasaodesafio.blogspot.com