BACALHAU TRADICIONAL Á PORTUGUESA
Ingredientes
1 lombo de bacalhau demolhado (cerca de 280 g) ou bacalhau fresco
5 batatinhas novas ou batatas amarelas, cortadas em rodelas finas (cerca de 0,5 cm)
2 cebolas médias, cortadas em meias-luas finas
1 dente de alho, laminado
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de pimentão doce (paprica)
1/4 de colher de chá de sal
Opcional: 1 pimento vermelho médio, cortado em tiras finas
10 azeitonas pretas, às rodelas ou inteiras (como preferir)
Óleo para fritar
Modo de Preparação
(Nota: Se usar bacalhau fresco, ignore este passo.)
Com pelo menos 24 horas de antecedência (até 3 dias, se necessário), coloque o bacalhau demolhado numa tigela com água (ou leite) e guarde no frigorífico, trocando a água 1 a 2 vezes ao dia, para retirar o excesso de sal. Prove antes de cozinhar para confirmar se está no ponto.
Numa frigideira média, aqueça metade do azeite em lume médio. Junte o alho laminado e deixe refogar cerca de 30 segundos. Adicione a cebola e deixe cozinhar até ficar bem caramelizada, cerca de 15 minutos. Retire da frigideira e reserve.
Enquanto a cebola carameliza, aqueça o óleo para fritar (numa fritadeira ou num tacho fundo com cerca de 10 cm de óleo) até aos 175 ºC.
Frite as rodelas de batata durante 4 minutos, retire e escorra. Aumente a temperatura do óleo para 190 ºC e volte a fritar as batatas por mais 4 minutos, até ficarem bem douradinhas e estaladiças. Retire e tempere com um pouco de sal.
Tempere o lombo de bacalhau com pimentão doce e uma pitada de sal, de ambos os lados.
Na mesma frigideira, aqueça o restante azeite em lume médio-alto. Coloque o bacalhau com a pele virada para baixo e deixe cozinhar 3 a 4 minutos (dependendo da espessura). Vire-o e cozinhe mais 3 a 4 minutos, até a carne deixar de estar translúcida no interior. Retire e disponha no centro de uma travessa.
Cubra o bacalhau com a cebola caramelizada, as azeitonas e as batatas fritas. Sirva de imediato.
