Aprenda a fazer batatas a murro com azeite na perfeição!
Descubra como a simplicidade pode resultar em algo extraordinário. Não perca todas as dicas nos comentários.
As batatas a murro podem acompanhar uma grande variedade de pratos, carnes ou peixes, nomeadamente assados. No presente artigo, iremos partilhar algumas dicas para que possa apresentar este acompanhamento como um profissional.
Como fazer batatas a murro com azeite
Uma boa estratégia é cozer previamente as batatas. No entanto, deve cozer as batatas com casca, porque as batatas a murro são servidas com casca. Basta colocá-las a cozer em água temperada com sal. No entanto, também pode fazê-las a vapor.
A cozedura das batatas é mais eficaz em batatas menores. Tenha o cuidado de escolher batatas pequenas a médias e, de preferência, todas com o mesmo tamanho. Desta forma, elas irão assar uniformemente.
As batatas grandes devem ser preteridas. A cozedura das batatas é mais eficaz em batatas menores. Elas permitem um nível de cozedura mais rápido e o resultado será divinal!
Depois de abrir as batatas com um “murro” (literal ou figurativo), dê às batatas um banho de azeite. Para assegurar um resultado mais saboroso, no final, aqueça o azeite com alho laminado e regue as batatas com este preparado. Não poupe no azeite nesta etapa. Após retirar as batatas do forno, regue-as com azeite, alecrim e alho laminado, generosamente.
Receita de Batatas a Murro
Ingredientes
- 4 ramos de alecrim (opcional)
- 1 cabeça de alho
- 1 kg de batatas pequenas com casca
- 60 g de azeite virgem (4 colheres de sopa)
- 1 1/2 colher de chá de sal
Modo de Preparação
Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição. Neste acompanhamento, a casca das batatas não deve ser retirada. Deve ser bem lavada. Primeiro, lave bem as batatas. Neste momento, deve usar uma esponja para retirar o excesso de terra.
Em seguida, coloque as batatas numa panela média, com cerca de 3 L de capacidade. Posteriormente, cubra as batatas com água (1,5 litros a 2 litros de água).
Então, junte 1 colher de chá de sal. Depois, leve a lume alto e espere que ferva. Quando ferver, reduza o lume para médio. Em seguida, deixe cozinhar por 15 minutos, até que as batatas fiquem macias. Para avaliar se as batatas estão macias, use um garfo.
Tenha em consideração que o garfo deve penetrar facilmente, sem que haja muita resistência. Posteriormente, retire as batatas do lume e coe a água. Então, regue cerca de 2 colheres de sopa de azeite numa assadeira. Em seguida, coloque as batatas na assadeira.
Depois, distribua bem para que as batatas não fiquem aglomeradas. Então, com o fundo de um copo, amasse as batatas, levemente.
Também pode amassar as batatas com a palma da mão. Contudo, as batatas estarão muito quentes para isso, provavelmente.
Posteriormente, coloque dentes de alho e ramos de alecrim (opcional) entre as batatas. Tenha em conta que não deve descascar os dentes de alho, porque eles irão queimar e ficar com um sabor desagradável. Então, regue com mais 2 colheres de sopa de azeite. Depois, com um pincel, distribua bem o azeite por toda a superfície das batatas.
Em seguida, junte mais 1/2 colher de sal sobre as batatas. Posteriormente, leve ao forno pré-aquecido a 250ºC. Então, deixe assar por cerca de 15 minutos, até que as batatas estejam douradas. Depois, vire as batatas e asse-as por mais 5 minutos.
Finalmente, retire as batatas, quando elas ficam douradas e crocantes por fora e muito macias por dentro. No momento de servir, regue-as com mais azeite. Se necessário, polvilhe as batatas com mais sal.
Bom proveito!
Fonte: https://ncultura.pt/